sábado, 28 de maio de 2011

S.A.R., DOM DUARTE DE BRAGANÇA ESTEVE PRESENTE NA INAUGURAÇÃO DA SALA IRENE VILAR INAUGURADA NO MUSEU DO SEMINÁRIO MAIOR, NO PORTO (14-05-2011)

«Depois do espólio da falecida escultora Irene Vilar ter sido legado à Fundação SPES, esta, em colaboração estreita com o Seminário Maior do Porto, resolveu confiar à guarda do mesmo e integrar no Museu de Arte Sacra a vasta colecção da artista portuense, reestruturando assim o Museu (através do arquitecto Pedro Leão) e prestando digno tributo a Irene Vilar, ao conceder-lhe uma Sala com o seu nome (três anos depois da sua morte, em 12/5/2008).
O programa era rico culturalmente, e por isso na tarde de 14 de Maio os cidadãos corresponderam ao convite e compuseram a nave da igreja de S. Lourenço, do Seminário Maior, com a presença de D. Carlos Azevedo – presidente da Fundação SPES – e de outras personalidades (Dom Duarte Pio de Bragança, Manuela Eanes, Luísa Dacosta e Hélio Loureiro, entre outras). No fim da visita guiada à sacristia e ao retábulo da Senhora da Purificação, e da exposição patente no Museu com a nova sala, seguiu-se o sexto concerto do Ciclo de Música no Seminário Maior do Porto “Sons e Timbres do Órgão Ibérico” (temporada 2010/2011). Foi organista o alemão Eberhard Lauer, titular da Sé de Hamburgo. (Fica já a referência para o próximo concerto, o sétimo, no dia 18 de Junho às 17h, pela organista italiana Angela Amodio).(...)
Voz Portucalense

Sem comentários: