sexta-feira, 6 de maio de 2011

CARTA DE DOM MANUEL AO IMPERADOR DA CHINA - 1896

A carta que se segue é endereçada, num infantil gracejo, «a S.M., O Imperador de China, Contrapezio Palácio Imperial China». Qual seria o amigo de infância, que neste momento, recebia ironicamente um título tão pomposo?

Paço de Cascais
20 de Setembro de 1896

Viva vossa Merciola com A Sua Carapintotola. Eu cá tenho estado muito bem. Já tenho dois banhos de mar e hoje saltei do bote abaixo, e não fui ao fundo, graças a Deus. Tu, Imperador, sabes quem é o verdadeiro Deus? Provavelmente não sabes, e adoras aí um vitelo, uma cobra, um tigre ou um bicharoco qualquer.
Mas se tu soubesses quem é o verdadeiro Deus, havias de O adorar, Amar e Servir, para poderes depois ir para o Céu. Tu és um pateta, e não há outro estúpido como tu. Tu aí no teu trono com um girassol na cabeça, pareces um orangotango com o teu rabo a andar à roda. Sabes que o meu Mano O Príncipe Real, Duque de Bragança, vai ter um dicionário chinês, dado pelo Borja? Deve ser engraçado. Em que rua é o teu palácio? O teu palácio é grande ou é pequenino? Tu és um sabichão, quando eu aí fôr, tiro-te o retrato.
Adeus. contrapêso, dou-te um sopapo, e vai-te embora, caranguejola.
Saúde e môscas
Dom Manuel
Do livro: O REI SAUDADE de José Dias Sanches

1 comentário:

Nuno Castelo-Branco disse...

O pobre imperador estava preso no palácio e quem mandava era a imperatriz viúva, a conhecida Tseu-hi (Zu Chi) que acabaria por liquidar o Império. Mal podia imaginar D. Manuel que 1910 significaria precisamente o mesmo em Portugal e na China.