segunda-feira, 23 de maio de 2011

AQUÁRIO VASCO DA GAMA COMEMORA 113 ANOS

No dia 20 de Maio o Aquário Vasco da Gama celebrou o seu 113º aniversário. Para celebrar esta efeméride e sendo este o dia em que se comemorou também o “Dia da Marinha”, o Aquário Vasco da Gama abriu portas aos seus visitantes gratuitamente.
A existência do Aquário Vasco da Gama, data do ano de 1898, a sua inauguração esteve integrada nas Comemorações do IV Centenário da Descoberta do caminho marítimo para a Índia. O Rei Dom Carlos I teve grande influência na sua construção, tendo edificado uma sala de exposição com o material zoológico por ele recolhido durante as campanhas oceanográficas de 1896 e 1897.
Em Fevereiro de 1901, foi entregue à administração da Marinha, onde até hoje permanece como organismo cultural, sendo em simultâneo uma instituição didáctica, um centro de divulgação da vida aquática e de investigação.
Passadas várias gerações, o Aquário Vasco da Gama, continua a fazer parte do imaginário de todos, uma visita ao Aquário Vasco da Gama, na data em que comemora 113 anos, vai ser uma viagem fascinante pelo mundo aquático e pelo seu património histórico e científico de valor incalculável.
Marinha

Sem comentários: