sexta-feira, 27 de maio de 2011

LEGISLATIVAS: REAL ASSOCIAÇÃO DE VIANA QUER FAZER REFERENDO SOBRE A MONARQUIA E ENVIA CARTA A CABEÇAS-DE-LISTA

A Real Associação de Viana do Castelo enviou esta quarta-feira uma carta aos cabeças-de-lista pelo círculo eleitoral de Viana. A Associação quer saber se os candidatos por Viana admitem a possibilidade de realizar um referendo para que os portugueses possam escolher entre República ou Monarquia.
A Real Associação explica que existem “defensores do regime monárquico em todos os partidos políticos” e, por isso, os portugueses “têm o direito de escolher se querem viver em Monarquia ou em república”. Luís Maria Barreiros, da direcção da Real Associação, explicou à Geice que na carta são colocadas duas questões: a primeira quer saber se os cabeças-de-lista admitem substituir a expressão ‘’ forma republicana’’ por "forma democrática" de organização do Estado. A segunda questão é sobre a possibilidade da realização de um referendo sobre República ou Monarquia, embora Luís Maria Barreiros admita que este não é o momento “oportuno”. A Real Associação de Viana tem cerca de 800 sócios. Espera agora por uma resposta dos cabeças-de-lista por Viana à carta que enviou.
__________________________
 
CARTA:
Considerando que nenhuma geração tem o direito de impor às gerações futuras as suas leis;
Considerando que uma grande parte dos eleitores portugueses gostaria de se pronunciar sobre a forma de organização do Estado;
Considerando que há defensores do regime monárquico em todos os partidos políticos;
Considerando que os portugueses têm o direito de escolher se querem viver em Monarquia ou em república e que esse direito não lhes pode ser vedado por uma imposição anti-democrática;
A REAL ASSOCIAÇÃO DE VIANA DO CASTELO pretende saber se os cabeças de lista de todos os partidos concorrentes à Assembleia da República pelo círculo eleitoral do distrito de Viana do Castelo concordam com:
1. a alteração da redacção da alínea b) do artigo 288º da CRP, substituindo-se a expressão ‘’ forma republicana’’ por "forma democrática" de organização do Estado;
2. a realização de um referendo sobre República ou Monarquia.
Por isso, Senhor Candidato, dê-nos a sua opinião, com brevidade, de preferência até ao próximo dia 30 de Maio, para a divulgarmos aos nossos associados.
Obrigado!
A Direcção da Real Associação de Viana do Castelo.

1 comentário:

Maria Salgueiro disse...

Para a frente Real Associação de Viana, queremos o nosso Rei no trono, qeremos que a nossa coroa real veja a luz do dia novamente (isto se ainda não lhe deram algum desvio, dos republicanos espera-se tudo)