sexta-feira, 4 de março de 2011

EXPOSIÇÃO: PAPEL DE CARTA REAL EM PORTUGAL

A Academia das Ciências de Lisboa vai ser palco de mais uma iniciativa inédita e, dar a conhecer, parte de um património riquíssimo, no género, sobre a história desconhecida do papel de carta real que marcou a vida de alguns monarcas da Casa Real Portuguesa durante o século XIX e XX.
Nos dias actuais enviar uma carta pelo correio é algo “bastante ultrapassado”. Na era em que o e-mail reina na comunicação entre as pessoas, o velho papel de carta e o envelope deixaram de fazer parte do nosso dia-a-dia. Fugindo a esta realidade, trazemos para o mundo real o ícone do papel de carta e envelope elevados e materializados ao seu expoente máximo de beleza e sofisticação na Família Real Portuguesa.
Assim, iremos apresentar pela primeira vez em Portugal uma mostra do género, riquíssima colecção que expõe uma faceta da vivência da Família Real Portuguesa, descohecida do grande público, e que primou pela beleza e sofisticação do seu papel de carta, fosse o privado, comum ou oficial. Cada qual à sua maneira, através dos olhos de cada um dos seus utilizadores. Os monogramas, motivos, volutas ou armaria são brilhantes, pois remontam a um passado presente, mas que está tão vivo e real. Tudo aprisionado em folhas de papel.
Uma exposição a não perder.
A mostra estará presente ao público de 3 de Março a 29 de Abril, de segunda a sexta, das 10h às 12h e das 14h às 17h. A entrada é gratuita.

4 comentários:

Joana Dias Pereira disse...

Adoraria ir, mas como sempre só Lisboa (e pouco mais) é que tem direito a certo tipo de eventos culturais.

Maria Menezes disse...

Venha daí! Já sabe que aqui tem direito a pensão completa...

Joana Dias Pereira disse...

Obrigada, Guta! Pode ser que calhe ir a Lisboa durante o tempo em que a exposição está patente ao público e depois vamos juntas! Beijinho!

Maria Menezes disse...

Joana, tem mesmo que calhar! Venha daí porque estou ansiosa por ver esta exposição.