terça-feira, 8 de março de 2011

DONA MARIA PIA, A RAINHA QUE PORTUGAL ESQUECEU!

Retrato a aguarela da Rainha Dona Maria Pia
Momentos antes de morrer, a Rainha Dona Maria Pia perguntou para que lado ficava Portugal. Quis fechar os olhos na direcção do país que a recebera em festa, a 5 de Outubro de 1862, e que a expulsara para o exílio, a 5 de Outubro de 1910.
Portual nunca soube retribuir a paixão que Dona Maria Pia votou ao seu país de adopção, onde, mais que esposa, Mãe e Avó de Reis, foi uma Rainha que marcou indelevelmente a sua época.
De todos os exilados da Família Real que sairam de Portugal no 5 de Outubro de 1910, foi a primeira a morrer e a única que não regressou.
Quase um século após a Sua morte, Portugal não se interessou ainda por recolher da Basílica de Superga os restos mortais da Rainha Dona Maria Pia para que repousem no Panteão de São Vicente, ao lado do Marido, dos Filhos e dos Netos.
Mais que ingratidão, mais que injustiça, trata-se de um esquecimento que nos envergonha!
Destas páginas, e a quem as ler, fica o apelo para que se promova urgentemente o regresso a Portugal dos despojos da Rainha Dona Maria Pia, com as honras nacionais que a todos os títulos lhe são devidas, e com o carinho e respeito que a Sua memória nos merece.
Do livro "Casa Real", de Eduardo Nobre.
Menu do último almoço de Dona Maria Pia no Palácio Quirinal - 12 de Junho de 1911. Papel timbrado com a Coroa Real Italiana e o monograma de Vittorio Emmanuel, cercado do colar da Ordem da Annunciada.
Acompanhada pelo seu sobrinho, o Rei Victor Manuel III e pela Rainha Elena, a Rainha Dona Maria Pia almoçaria neste dia pela última vez em Roma, partindo em seguida  para Nápoles. No Palácio Real desta cidade residia o Duque do Porto, Dom Afonso de Bragança. As duas Residências Reais de Nápoles, o Palácio Real e a Reggia di Capodimonte, acolheram, em diversas ocasiões e datas, membros da Família Real Portuguesa.
O estado de saúde da Rainha Dona Maria Pia, que vinha a deteriorar-se após o assassínio do Filho e do Neto, num quadro alarmante de degeneração psíquica e física, sofre novo revés com o exílio. A Rainha que pouco mais dias teria de vida, viria a morrer no Palácio de Stupinigi, a 5 de Julho de 1911, não chegando a completar os sessenta e quatro anos de idade, que celebraria a 16 de Outubro.
Do livro "Casa Real", de Eduardo Nobre

4 comentários:

Marco Tagarra Pedro disse...

O que podemos nós fazer para se tratar de resolver este assunto, que já está mais que nao hora a sua resolução? proponho que se reuna todo o material necessário, para que D. Maria Pia, venha de vez pra junto dos seus! é a hora! Creio que bem feitas as coisas, teremos imenso apoio para tal! por onde começar???

Maria Menezes disse...

Por onde começar? Pergunta bem. Talvez através da Causa Real e/ou então S.A.R., Dom Duarte poderá interceder junto do Ministério dos Negócios Estrangeiros. Há bem pouco tempo saíu um artigo emitido pela Agência Lusa que a directora do Palácio d'Ajuda quer trasladar Rainha Dona Maria Pia para Portugal.
Pode ler aqui: http://noticias.pt.msn.com/Cultura/article.aspx?cp-documentid=155585104
Também esta notícia foi colocada aqui no blog.
Obrigada pela sua visita.

Vatel disse...

Alguém poderia fazer o favor de traduzir o menu para Português? Muito obrigado.

Mário Moniz disse...

Não consegui decifra tudo porque há palavras que não as consigo perceber. mas seguindo a minha interpretação temos:
Esparguete com Ameijoas
Frango cosido com molho (charon??????)
Vitela assada (???????)
Doces (talvez miniaturas) variados com café