segunda-feira, 7 de junho de 2010

AS LIGAÇÕES DA CASA DE BRAGANÇA ÀS FAMÍLIAS REAIS, IMPERIAIS E PRINCIPESCAS DA EUROPA
S.A.R., O Duque de Bragança está ligado por laços de sangue, e, nalguns casos, de amizade, a todas as famílias reais europeias. (...) A ascendência de Dom Duarte, como de resto a de todos os Príncipes europeus, é muito diversificada, tanto do ponto de vista racial como religioso.(...) Para dar um exemplo muito simples, Dom Duarte descende por Seu Pai e Sua Mãe do Rei Dom João VI, o que equivale a afirmar que descende duas vezes de Dom João VI.
(...) De seguida, apresenta-se uma relação de todos os soberanos da Europa e representantes das Casas Reais com parentesco com Dom Duarte.
Espanha - O Rei Juan Carlos é primo de Dom Duarte Pio através da Rainha Carlota Joaquina, que era uma Princesa espanhola, filha de Carlos IV. A mãe do Rei, D. Maria de las Mercedes, Condessa de Barcelona, é irmã de Dona Esperanza de Borbón, que casou com o tio materno de Dom Duarte, Dom Pedro Gastão d'Orleans e Bragança.
França - O herdeiro ao trono de França, o Conde de Paris, Henri, sobrinho da Rainha Dona Amélia, casou com uma tia materna de Dom Duarte, Dona Isabel d'Orleans e Bragança. Têm ambos a mesma varonia «capetíngia», pois ambos descendem de Hugo Capeto, Rei de França de 987 a 996.
Casa Imperial do Brasil - A família Imperial do Brasil descende da filha mais velha do último Imperador do Brasil, Dom Pedro II (filho de Dom Pedro IV de Portugal e I do Brasil. Foi casada com Gastão d'Orleans, neto de Luís Filipe, Rei dos franceses. Era avó de Dona Maria Francisca, mãe de Dom Duarte.
Itália - O Chefe da Casa Real italiana, Vitor Manuel de Sabóia, é trineto de Dom Miguel, pois sua mãe, a Rainha Maria José, Princesa da Bélgica, era filha de Isabel da Baviera, Rainha dos belgas, filha da Infanta Dona Maria José e neta do Rei Dom Miguel.
Austria-Hungria- O arquiduque Otão de Habsburgo, que é cidadão alemão e deputado ao Parlamento Europeu pelo CDU, é filho da última Imperatriz da Áustria, Zita, nascida Princesa de Bourbon-Parma, filha da Infanta Dona Maria Antónia e portanto neta do Rei Dom Miguel. A dinastia de Habsburgo está há muito ligada a Portugal, onde chegou a reinar, pois os Filipes pertenciam a esta família. Muitas Princesas da Áustria casaram com Reis portugueses, como Catarina, mulher de Dom João III; Mariana, casada que foi com Dom João V, e Leopoldina, que se consorciou com Dom Pedro IV.
Bélgica - Sua Majestade o Rei Alberto II é neto de Isabel da Baviera, que era filha de Infanta Dona Maria José, casada com Carlos Teodoro, Duque da Baviera (irmão da Imperatriz Sissi).
Baviera - O Príncipe Max Emmanuel da Baviera é trineto de Dom Miguel, pois sua avó, a Princesa Maria Gabriela, era filha de Carlos Teodoro, Duque da Baviera e da Infanta Dona Maria José.
Luxemburgo - O Grão-Duque João, é duplamente parente de Dom Duarte: por seu pai, Félix de Bourbon-Parma; por sua mãe, a Grã-Duquesa Carlota, é neto da Infanta Dona Maria Ana. Seus pais eram, portanto, primos direitos e as Infantas suas avós, ambas filhas de Dom Miguel. A Grã-Duquesa Josefina Carlota é irmã do Rei da Bélgica.
Liechtenstein - O actual soberano, o Príncipe Hans-Adam, é neto da Arquiduquesa Isabel, que era filha de Carlos Luís de Habsburgo-Lorena, irmão do Imperador Francisco José, e da Infanta Dona Maria Teresa, filha de Dom Miguel.
Roménia - O ex-Rei Miguel da Roménia é bisneto da Infanta Dona Antónia, que era filha da Rainha Dona Maria II. A Rainha Ana, sua mulher, nasceu Princesa de Bourbon-Parma e é neta da Infanta Dona Maria Antónia, filha de Dom Miguel.
Bulgária - O ex-Rei Simeão II, czar dos Búlgaros, é bisneto do Príncipe Augusto de Saxe-Coburgo-Gotha, irmão do nosso Rei-Artista Dom Fernando II e da Princesa Clementina de França, filha de Luís Filipe, tetravô de Dom Duarte.
Grã-Bretanha - A Rainha Dona Filipa de Lancastre, 14ª avó de Dom Duarte, era uma Princesa inglesa, filha de John of Gaunt, Duque de Lancaster. Era irmã de Henrique IV (1366-1413), Rei de Inglaterra, e de John, Conde de Somerset, 18º avô da Rainha Isabel II.
Duas Sicílias - O reino das Duas Sicílias foi incorporado no novel reino de Itália, unificado sob a coroa dos Sabóias, em 1861. Até então, reinara nesse pequeno país um ramo de Bourbons espanhóis, que são hoje representados por Carlos, Duque de Calábria, casado com Ana de França, prima direita de Dom Duarte. O Duque de Calábria é, quer pelos Boubon quer pelos Orleans, parente do Duque de Bragança.
Casa de Thurn e Taxis - Esta antiga Casa Principesca, que detinha o monopólio dos correios no Império alemão, tem várias ligações com os descendentes de El-Rei Dom Miguel I. Assim, o seu filho Dom Miguel foi casado em primeiras núpcias com a Princesa Isabel de Thurn e Taxis (1860-1881), filha do Príncipe Maximiliano e da Princesa Helena, Duquesa da Baviera (irmã de Sissi). Deste casamento nasceu a Infanta Dona Maria Teresa (1881-1945), que casou com Carlos Luís de Thurn e Taxis. As suas meia-irmãs: a Infanta Dona Isabel (1894-1970) casou com Francisco José, 9º Príncipe de Thurn e Taxis, capitão de cavalaria de reserva do exército prussiano, e a Infanta Dona Maria Ana (1899-1971) casou com seu cunhado Carlos Augusto de Thurn e Taxis. Da Infanta Dona Isabel, nasceu o Príncipe João, falecido há alguns anos, deixando viúva a «princesa-pop» Glória.
Texto extraído do livro "Duarte e Isabel, Duques de Bragança," de Nuno Canas Mendes

7 comentários:

Dóris Fabiano disse...

Olá,

estou procurando o paradeiro de meus ancestrais na Itália e gostaria muito de sua ajuda.
Minha bisavó se chamava Maria Bragantine e nasceu na Itália em 1869.
Minha avó contava pra gente que sua mãe era de família nobre na Itália e nasceu na Sicilia. Havia uma história de um Duque, um bispo, e ela veio para o Brasil fugida.
Fico pensando de qual família ela era? Seu pai era o Francisco Bragantine. Será que era da Casa de Bragança?
Poderiam me ajudar?
obrigado
Dóris
doris.fabiano@terra.com.br

Maria Menezes disse...

Peço desculpa mas não posso ajudá-lo. Porque não consulta um genealogista aí no Brasil?
Cumprimentos

fagundes disse...

estou a procura dos meus ancestras e dos ancestras do meu marido todos são portugueses,meus ancestras, meu bisavô se chamava friciano marques, e meu avô se chamava josé marques dos santos meu avô veio para o brasil foi para uma fazenda chamada santa cruz q fica em minas gerais, aqui no brasil ele casou e construiu familia e morreu. agora os ancestras do meu marido, avô manoel fagundes junior avó maria josé fagundes vnherão para o brasil e aqui tiveram filhos viverão e morrerão agora nos que fazemos parte das familias gostariamos de encontrar nossos ancestrais dos marques e dos fagundes q vivem ou viverão em portugal. gostaria de receber noticias no meu e-mail mariasantosfagundes@gmail.com

Maria Menezes disse...

Infelizmente não posso ajudá-la.
Bem haja!

Anónimo disse...

S.A.R., Dom Duarte e os SS.AA.RR., Os Príncipes de Sabóia, Amadeo e Sílvia

Gostaria de louvar a Santissíma Trindade pelos vossos serviços prestados a comunidade internacional, bem como comunicar-vos que fui agraciado com o titulo de MARQUESE DI CORNELIO pela S.A.R Orazio Giuseppe I Principe Reale Di Val d'Ors
Rev. Dr. Jose Roberto Pereira dos Santos
roberto.phd@hotmail.com

R. M. disse...

Relativamente ao texto acima referido, só tenho a mencionar que não era preciso recuar tantas gerações para ligar S.A.R. D.Duarte de Bragança a Sua Magestade a Rainha Isabel II de Inglaterra, já que ambos são primos em 5º grau, pois o tetravô de D.Duarte, Fernando de Saxe-Coburgo-Gota, era irmão do tetravô da Rainha, Ernesto I de Saxe-Coburgo-Gota.

Anónimo disse...

Uma das razões por eu não ser monarquico é tambem pelo facto que os Reis europeus são quase todos germanicos...
Mais de metade (acho) devem ter feito parte da Casa dos Hapsburgo...
Para ser governado por alemaes, fico como estamos, na União Europeia...