quarta-feira, 9 de junho de 2010

APÊLO A TODOS OS MONÁRQUICOS
Ex.mos. Associados das Reais Associações e da Causa Real e Ex.mos. Simpatizantes e defensores do Ideal Monárquico,
Com aproximação do XVI Congresso Nacional da Causa Real venho mais uma vez apelar à maior participação.
Não podemos esquecer que se trata do ano do centenário da República e que Viseu nos dá a possibilidade de tornarmos o congresso num importante evento de grande visibilidade e uma oportunidade imperdível de lançarmos a reflexão sobre a questão do regime na sociedade portuguesa.
A abertura e acolhimento da Câmara Municipal de Viseu, a começar pelo seu Presidente, é total. Estão também directamente envolvidos o Presidente e a Câmara de Penalva do Castelo, concelho da Casa da Ínsua onde se realizará o almoço da Causa Real. Foram convidados para as sessões/debate os presidentes dos municípios do distrito mais próximos de Viseu e daqueles com que a Real de Viseu já efectuou actividades. Vem o Presidente da Câmara de Sintra e outros autarcas para a sessão da manhã do dia 20. Para o dia 19 aguarda-se a confirmação de presenças que poderão motivar forte mediatização. Convidámos todos os representantes dos mais variados sectores sociais do distrito, incluindo os partidos políticos,para assistir e participar nos debates. Convidamos o público em geral. Todos os mais representativos orgãos de comunicação social local,regional e nacional foram contactados. A Visabeira, grande empresa a nível nacional, deu-nos toda a colaboração. É a propietária do hotel da Casa da Ínsua onde se efectuará o almoço de Domingo. A Missa deste dia, na Sé de Viseu, é especialmente celebrada pelo Senhor Bispo de Viseu em homenagem a Suas Altezas Reais e ao Congresso. O Teatro Viriato, palco do Congresso, é um conhecido local de cultura que nesse fim de samana fica totalmente disponível para o nosso evento. Sua Alteza Real a Senhora Dona Isabel desloca-se propositadamente a Viseu (confirmado pessoalmente) para estar presente na sessão de encerramento e no almoço do dia 20. A expectativa é de pelo menos 100 congressistas e de igual número de presenças no almoço da Causa Real. É também aguardada uma ocupação significativa nos hóteis.
Uma fraca participação dará uma imagem negativa da Causa, não só a nível local. Além disso perderíamos uma oportunidade de mostrarmos grandeza. Queremos demonstrar a nossa capacidade de criar um debate democrático e civilizado, capaz de ouvir os outros mantendo segurança nas nossas convicções. Queremos mudar a imagem preconcebida e errada que muitos portugueses têm dos monárquicos.
Não podemos prejudicar esta possibilidade de criarmos um evento notável, com questões menores de divisão interna, com atitudes de orgulho pouco sensato, e com isso negligenciar o que podemos tornar grande.
Há a crise económica que a todos afecta, a uns mais que a outros é certo, mas que também não pode servir de desculpa para nos demitirmos de dar uma participação plena.
É importante uma grande participação em todos os actos do programa. Não sejamos pequenos no congresso, no desfile, na recepção da Câmara, no evento popular - marchas- (onde a visibilidade perante largas centenas de pessoas é procurada por todos os políticos e onde teremos lugar de destaque - serão reservadas numerosos lugares na tribuna principal para os congressistas), na sessão de encerramento e no almoço da Causa Real. Façamos todos um esforço. A Causa é nossa. O êxito será nosso e depende de todos e de cada um de nós.
Vamos dar coerência ao nosso Ideal. Divulguemos este apelo aos restantes membros .
As melhores saudações.
Álvaro Meneses
Presidente da Direcção da Real Associação de Viseu
Presidente da Comissão Organizadora do XVI Congresso da Causa Real
(Clique nas imagens para ampliar)

Sem comentários: