terça-feira, 4 de maio de 2010

LANÇAMENTO DO LIVRO MEMÓRIA DAS "INVASÕES FRANCESAS" EM PORTUGAL
Trata-se de uma tese de doutoramento transformada em livro com uma linguagem muito compreensível. Relata toda a história das Invasões Francesas com uma perspectiva inovadora e fala da Memória que ficou em muitas famílias portuguesas. Assim, tem um conjunto de entrevistas a personalidades francesas e portuguesas como o Príncipe Charles Napoleón, Dom Duarte de Bragança, Marquês da Fronteira, Nuno Morais de Sarmento, e outros.
http://www.almedina.net/catalog/product_info.php?cPath=216_15&products_id=10291
-----------------
CONVITE
A Ésquilo, Edições e Multimédia e a Fundação das Casas de Fronteira e Alorna têm o prazer de convidar V. Ex.ª a assistir ao lançamento da obra «Memória das Invasões Francesas – Uma Perspectiva Inovadora no Bicentenário da Guerra Peninsular», da autoria da Professora Doutora Tereza Caillaux de Almeida, que terá lugar no próximo dia 6 de Maio, quinta-feira, pelas 18h30, na Sala das Batalhas do Palácio da Fronteira, Largo de S. Domingos de Benfica, 1, em Lisboa.
A sessão será aberta por D. Fernando de Mascarenhas, Marquês da Fronteira, e a apresentação da obra estará a cargo de Louis-Napoléon Bonaparte-Wyse, descendente da família de Napoleão Bonaparte, e do Prof. Doutor António Pedro Vicente, Professor Catedrático da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) da Universidade Nova de Lisboa (UNL).
Esta obra consiste na edição adaptada em livro da tese de doutoramento defendida pela autora, na Universidade de Paris-Nanterre, em 2008.
-----------------
Sinopse
A autora, Tereza Caillaux de Almeida, natural de Lisboa, é professora de estudos portugueses na Universidade d’Aix-en-Provence. Memória das ‘Invasões Francesas’ em Portugal é o resultado de um longo trabalho de investigação realizado de Norte a Sul de Portugal. Trata-se, em primeiro lugar, da sua tese de doutoramento apresentada na Universidade de Paris-Nanterre, em 2008 e tendo recebido a mais alta distinção em vigor. Foram estudados os vestígos das campanhas napoleónicas na memória colectiva portuguesa em vários domínios tais como a pintura, a literatura, o ensino, a historiografia, as comemorações e, sobretudo, o discurso oral através de entrevistas de mais de duzentas pessoas entre as quais os descendentes dos principais actores deste conflito. O levantamento e a análise dos elementos observados, relativos a este período histórico, revelaram uma memória problemática, tanto em França como em Portugal. E, embora se focasse essencialmente a memória portuguesa, foi necessário estabelecer um diálogo entre as duas culturas para se compreender o fundo do problema. Delinearam-se, igualmente, certas características da memória portuguesa até hoje a qual apresenta, inesperadamente, valores, crenças e mitos multisseculares. Resulta deste trabalho um álbum – quase um roteiro – sobre as «Invasões Francesas» em Portugal como ainda não tinha sido feito. A riqueza iconográfica, a descoberta de uma documentação original e inédita – nomeadamente a da colecção da Casa das Gaeiras –, as histórias contadas por centenas de entrevistados tornam esta obra, à partida científica, num ‘passeio’ pelo Portugal ligado a este período histórico – e é-o quase todo. Cada qual reconhecerá a sua região, o seu testemunho ou o de alguém que lhe é próximo. Temas específicos, que só eram conhecidos a nível local, adquirem aqui, ao serem tratados numa análise conjunta, a sua devida dimensão nacional.
Memória das 'Invasões Francesas' de
Tereza Caillaux de Almeida

Sem comentários: