domingo, 21 de junho de 2009

REPORTAGEM FOTOGRÁFICA DO 20º ANIVERSÁRIO DA REAL ASSOCIAÇÃO DE LISBOA (RAL) E HOMENAGEM AO SANTO CONDESTÁVEL - 20-06-2009
Início da viagem às 09h00. O Presidente da RAL com um semblante sério... e o caso não era para menos porque a responsabilidade de levar até à Aljubarrota um autocarro cheio de associados era imensa...
O autocarro que nos levou e um grupo de pessoas que iam saindo. Outras, foram ter connosco e juntaram-se a nós.
Dentro do CIBA, na cafetaria. As paredes são revestidas de painéis.
A Guia do CIBA - Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota, explica o percurso da visita que iriamos fazer e que durou uma hora e meia.
Local onde possivelmente estaria El-Rei Dom João I na Real Batalha de Aljubarrota.
Retaguarda Portuguesa e Carriagem na Batalha Real
A Guia explica que neste lugar se posicionou o exército português e onde D. Nuno Álvares Pereira se encontrava.
Capela de São Jorge mandada construir por D. Nuno Álvares Pereira em 1393.
Interior da Capela - Altar-Mor e Imagem do Santo Nuno de Santa Maria com a bandeira erguida. Infelizmente a capela estava fechada mas entre as grades, ainda consegui com muito custo tirar estas duas fotos que ficaram um bocado "foscas"...
Discurso do Presidente da RAL, João Mattos e Silva no final do almoço.
Um aspecto da sala do restaurante do hotel.
13h30 - Almoço de confraternização no Restaurante do Hotel Mestre Afonso Domingues.
Ricardo Gomes da Silva, Tesoureiro da RAL e Nuno Pombo, Vice-Presidente.
Nuno Pombo, Vice-Presidente da RAL, foi escolhido para evocar o Santo Condestável, dando também um testemunho da sua presença e vivência durante a Canononização no Vaticano deste Santo e Herói. Depois da cerimónia, rezou-se um Pai Nosso. A seguir, entramos no Mosteiro de Santa Maria da Vitória ou Mosteiro da Batalha para uma curta visita e orarmos um pouco junto do Senhor.
Muita gente se concentrou junto ao Monumento.
15h30 - A coroa de flores foi depositada pelo Presidente da RAL, João Mattos e Silva e pelo Presidente da Mesa da Assembleia Geral da RAL, Dom Vasco Telles da Gama. A bandeira da RAL foi colocada na base e segurada por dois jovens da Juventude Monárquica de Lisboa.
Uma bonita coroa de flores em tons de azul e branco, como não podia deixar de ser, foram depositadas em baixo do Monumento do Santo Condestável que se encontra ao lado do Mosteiro da Batalha.
Por aqui passou a Real Associação de Lisboa no dia 20 de Junho de 2006... O local ficou bem assinalado pela nossa presença...
(Clique nas imagens para ampliar)
Fotos de Ricardo Gomes da Silva e de uma "amadora"...
--------------------
Visite o Site da Fundação de Aljubarrota: http://www.fundacao-aljubarrota.pt/
--------------------
Queria agradecer à Direcção da Real Associação de Lisboa pelo excelente dia que nos proporcionou, boa organização, um óptimo convívio entre os associados e a linda Homenagem que todos fizémos ao nosso Santo Nuno de Santa Maria. A sua bravura, heroicidade e fé livrou-nos dos Castelhanos naquela Batalha de Aljubarrota. Enfrentou aquele exército imenso e proporcionou-nos definitivamente a consolidação da identidade nacional. Heróis como Ele, é o que estamos a precisar hoje em dia!!!
Também quero fazer aqui um apêlo a todos os associados da RAL: para o número de associados que já constam e são muitos, deveriam ter ido no mínimo, 2 autocarros cheios de associados porque tratava-se do 20º aniversário da Real Associação de Lisboa.
O espírito associativo é muito importante entre nós monárquicos e juntos e inseridos numa associação, precisamos de estar organizados e coesos para a realização dos nossos objectivos em comum.
Daqui em diante, não deixem de participar e levem amigos em todas as actividades que a Real Associação nos venha a proporcionar.
Bem hajam!

4 comentários:

POVO | Re@l disse...

Cara Maria Augusta,
como habitualmente estou a visitar sua página.
Aprecio a sua dedicação e excelente trabalho para a FAMÍLIA REAL.

O meu modesto e ignorado "blog" só me serve par dar os meus "gritos/desabafos" de anti-republica
http://povoreal.blogspot.com/

Um abraço
VIVA O REI

Ricardo Gomes da Silva disse...

a bandeira da ex-CEE e actual UE ficou muito mais gira..lol

Excelente dia! a RAL tem de fazer outros

bem haja

Mónica disse...

Belas fotos (para uma amadora! LOL) e uma muito bonita homenagem! Infelizmente não pude ir... Bjinhos

Presépio no Canal disse...

Como sempre, um trabalho excelente, Maria Augusta :)
Viveram todos um dia histórico :)

Bem Haja!

Sandra