quinta-feira, 19 de novembro de 2009

UMA DAS FOTOS EXTRAORDINÁRIAS DO REI DOM CARLOS
A mais extraordinária fotografia do Rei Dom Carlos é provavelmente esta, tirada por Joshua Benoliel durante um torneio de florete presidido pelo Rei, na Tapada da Ajuda, em 1907. O Rei muito mais informal, traja casaco sem bandas e colete de gola, calça pie-de poule e chapéu mole. Pela primeira vez e talvez única vez, o fotógrafo apanhou um sorriso rasgado, revelando dois dentes nitidamente tortos. Não se preocupa sequer, em esconder o curativo que lhe protege o dedo queimado do calor do charuto. A imagem foi considerada tão excepcional que vários editores de postais ilustrados a reproduziram. S.M. El-Rei Dom Carlos, está acompanhado pelo Seu irmão, Sua Alteza O Infante Dom Afonso de Bragança, Duque do Porto.
Livro D. Carlos, Lisboa 1908, de Marina Tavares Rodrigues
(Clique na imagem para ampliar)

6 comentários:

Rogério Quintela Silva disse...

Belíssima fotografia!!Sua Magestade El Rei D. Carlos I!!Barbaramente assassinado!!!...Resta apenas referir, que quem o acompanha é o seu irmão, Sua Alteza Real o Infante D. Afonso Henriques de Bragança, Duque do Porto...Falecido no exílio!!! O Governo Português da altura, tratou da trasladação do seu corpo para o Panteão Real de São Vicente de Fora, em Lisboa, na sua Lisboa que tanto amava!!!
P.S. - O Governo Português de agora, tem e deve de tratar da trasladação dos restos mortais de Sua Magestade a Raínha Maria Pia de Sabóia, mãe de ambos...
Bem hajam!

Nuno Castelo-Branco disse...

Pelo que dizem, o rei gostava de umas boas gargalhadas, especialmente quando estava acompanhado pelos amigos. E tinha senso de humor. Conta-se que esperando Guilherme II numa visita, quando viu o primo, virou-se para o seu ministro, dizendo: "lá vem o gajo!"

Mário Guinapo disse...

Esta é sem duvida uma bela foto d´El Rei D.Carlos,eu axo fascinante as fotos em que os nossos últimos monarcas aparecem de uma forma descontraida e familiar.Felismente tenho vários livros/albuns fotográficos sobre a Familia Real,reunidas por um homem que tem dedicado o seu tempo e vida á recolha das recordaçôes do verdadeiro Portugal,esse homem é Eduardo Nobre.
Entre tantas centenas de fotografias por ele recolhidas existe uma que axo"deliciosa"é uma foto de D.Carlos em Cascais em que se fez fotografar a nadar,é verdadeiramente uma foto fabulosa,e moderna para a sua época,pelo menos não conheço nenhum Rei Europeu que se tenha fotografado de forma tão descontraida e informal.

Maria Menezes disse...

Eu também tenho quase todas as fotobiografias dos nossos Reis do Eduardo Nobre, mas esta é do livro/fotobiografia da Marina Tavares Dias.
Qualquer dia vou publicar a foto D'El-Rei Dom Carlos na baía de Cascais em sua honra, já que gosta tanto dela.
Bem haja!

Mário Guinapo disse...

Cara Maria adianto-lhe desde já os meus mais sinceros agradecimento,e publique realmente essa foto tão diferente de tudo quanto as pessoas ja viram sobre um Rei.
Bem haja por este blog e pelo seu esforço em o manter.

Hélder Nunes disse...

Desde que me conheço sem sentir pressão de especie alguma e de quem quer que seja, sempre senti grande admiração, estima carinho e amor pelo Rei d. Carlos e a Rainha D.Amélia.
Não sei porque sentio isto mas dfendo o Rei e respeito o Passado e as tradições dos nossos antepassados, deste Pais tão maltratado, onde o que é de fora é bem aceite eo que é Portugueês é desprezado.
Nunca tive contacto com a realeza Portuguêsa mas eles estão no meu coração.
Digo que sou um Rebelde Monarquico, que defendo tudo o que é bom para este Pais, tal como o Rei D.Carlos sempre o fez, e gostaria de ter na parede O seu retrato junto com a verdadeira bandeira.
Tenho como padroeira tal como meu Pai e restante familia a N.S.da Conceição.
Por isso e por tudo que o Rei D. Carlso e a Rainha D. Amélia fizeram por este Pais o meu sincero obrigado pelo carinho amor e dedicação que deixaram como legado aos mais esclarecidos e não só que nunca se deixaram levar pelas palavras ocas e semsentido dos politicos que nunca respeitaram o passado deste pequeno grande Pais.
Porque sem o conhecer e por sentir que devo expressar o meu sentir quero deixar expreso o meu OBRIGADO REI.D.CARLOS.
Por um PORTUGAL que saiba e Respeito o seu Passado

António Hélder Rebelo Nunes