terça-feira, 10 de novembro de 2009

HENRIQUE, O INFANTE
Sinopse: Poucas figuras históricas marcaram tão profundamente a existência de Portugal na sua configuração e na sua relação com o mundo e de forma tão radical e transformadora como o infante D. Henrique. Esta original biografia procura fugir às polémicas ideológicas que marcaram muitos dos estudos sobre o infante, dando a conhecer um impressionante percurso biográfico que mostra o carácter complexo de uma personalidade com as suas luzes e as suas sombras. Um retrato completo deste homem egocêntrico, implacável, obstinado, com muitas falhas e facetas imperscrutáveis no seu carácter, mas que foi também um visionário do seu tempo.Despojado do mito, D. Henrique não é apenas o Navegador, mas é antes um príncipe preocupado com o seu senhorio e com a sua influência política; um cortesão que sabia influenciar e enlear as demais figuras da corte, através de uma simpatia que o colocou sempre acima das divergências que dividiam os membros da família real; um guerreiro que desejava ardentemente participar na guerra santa; que se cobriu de glória em Ceuta mas que enfrentou o desastre em Tânger.Acompanhar a vida de D. Henrique permite-nos observar o país no momento extraordinário da sua refundação – o pequeno e periférico reino peninsular que se tornou numa potência marítima. E ele, D. Henrique, o duque de Viseu, senhor da Covilhã, governador da Ordem de Cristo, senhor dos arquipélagos da Madeira e dos Açores e do barlavento algarvio, mas também o detentor do monopólio das saboarias, da pesca do atum, da produção do pastel ou da pesca do coral, príncipe cioso de todos estes domínios foi o agente decisivo na evolução política do reino. Um homem que, afinal, ficaria famoso por ter provocado um movimento novo e transformador da Humanidade, os Descobrimentos.
João Paulo Oliveira e Costa, nascido a 1 de Abril de 1962, é doutor em História e Professor Catedrático da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. É Director do Centro de História de Além-Mar, e é membro da Direcção do Centro de Estudos de Povos e Culturas de Expressão Portuguesa. É director de duas revistas científicas internacionais, ambas classificadas no «European Reference Índex for Humanities»: os Anais de História de Além-Mar (CHAM, anual) e o Bullletin of Portuguese Japanese Studies (CHAM, semestral).
Lançamento do Livro: 29 de Outubro, às 18h30 na sala de convivio da Sociedade de Geografia de Lisboa

1 comentário:

Presépio no Canal disse...

Gosto muito do Joao Paulo Oliveira e Costa :) Obrigada, Maria, pela informacao :) Quando for a Portugal, compro o livro :)
Beijinhos :)