quarta-feira, 25 de novembro de 2009

MENSAGEM
Edição facsimilada do original assinala 75 anos de "Mensagem", de Fernando Pessoa.
De Ana Nunes Cordeiro (LUSA)
Lisboa, 25 Nov (Lusa) - Setenta e cinco anos depois da primeira edição de "Mensagem", o único livro de poemas em português que Fernando Pessoa publicou em vida, a 01 de Dezembro de 1934, a Guimarães Editores lança uma edição facsimilada do dactiloscrito original.
Para assinalar a efeméride, a edição especial de "Mensagem" - o poema mítico nacional que Pessoa decidiu publicar exactamente a 01 de Dezembro, por ver nessa edição o sinal de uma "Restauração" espiritual e o emblema da sua preocupação patriótica - será apresentada também nessa data, numa sessão que decorrerá na Biblioteca Nacional, à guarda da qual se encontra esse original do poeta.
Numa parceria exclusiva da Guimarães com a FNAC, será pela primeira vez colocado à disposição dos portugueses o original de "Mensagem", dactilografado e anotado por Fernando Pessoa, que este entregou à gráfica para ser editado.
© 2009 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.
----------------------
(...) O livro estará à venda a partir de dia 1 de Dezembro e custará cerca de 40 euros, informou o assessor de comunicação da Guimarães, Luís Vilaça.
(...) Ainda no âmbito do programa comemorativo dos 75 anos de “Mensagem”, decorrerão na FNAC Chiado e na Casa Fernando Pessoa, a 2 e 9 de Dezembro, debates moderados pelo jornalista Carlos Vaz Marques. "’- É a hora! O Sentido da Mensagem’" é o tema do debate de dia 2, em que participam Miguel Real, Paulo Borges e Manuel Gandra, e que começa às 18h30. No dia 9, à mesma hora, na Casa Fernando Pessoa, será a vez de José Blanco, Richard Zenith e José Carlos Seabra Pereira falarem sobre "’Mensagem’, o Poema, o Prémio e o Estado Novo".
Fonte: http://www.publico.clix.pt/Cultura/mensagem-edicao-facsimilada-de-livro-original-de-fernando-pessoa-assinala-75-anos_1411316

Sem comentários: