sábado, 30 de janeiro de 2010

PRÍNCIPE REAL, DOM LUIZ FILIPE - A ESPERANÇA DO REINO DE PORTUGAL!
É injusto que Dom Luís Filipe fique apagado, pois é uma figura interessante e até trágica, a Rainha Dona Amélia ainda insistiu que ele tivesse sido Rei de Portugal, pois morreu depois do Pai, morreu aliás em pé em sua defesa. Aparentemente terá empunhado a pistola, não se agachou, nem fugiu. Não se intimidou!
O regícido vitimou o Príncipe Dom Luís Filipe e o Rei Dom Carlos, mortos a tiros de pistola por Manuel Buíça e Alfredo Costa, na Praça do Comércio quando regressavam de uma estada no Paço Ducal de Vila Viçosa.
Fez-se um esforço muito grande para o tornar um Príncipe exemplar, principalmente por parte da Rainha Dona Amélia, e coloca todas as esperanças no filho mais velho.
A Rainha Dona Amélia adorava o filho e achava que ia ser o grande Rei para Portugal.
O Príncipe teve uma "educação muito exigente" que segue o modelo defendido pelo príncipe Alberto, marido da Rainha Vitória, que propunha que o Rei fosse também um "cavalheiro ilustrado".
Dom Pedro V representou entre nós, o melhor modelo desta educação Saxe-Coburgo-Gotha, introduzida pelo marido de Dona Maria II, Dom Fernando, em que também foi instruído Dom Carlos.
Tudo levava a crer que Dom Luís Filipe, nascido a 21 de Março de 1887, se tornasse "um Rei sério e grave".
Tudo o preparava para ser um Rei consciencioso e com sentido dos deveres de reinado que era uma coisa que tanto a tradição portuguesa como a Rainha Dona Amélia incutiam muito no Príncipe Real.
Era um rapaz muito bem-educado, simpático, calado, tendo deixado muito boa impressão nas colónias, na viagem que realizou em 1907.
Luís Filipe Maria Carlos Amélio Fernando Victor Manuel António Lourenço Miguel Rafael Gabriel Gonzaga Xavier Francisco de Assis Bento de Bragança Saxe-Coburgo-Gotha, de seu nome completo, teve uma "educação esmerada" no Palácio tal como o Pai.
Após os primeiros estudos literários, a educação do Príncipe é entregue ao herói das guerras de África, Mouzinho de Albuquerque, nomeadamente o treino militar.
Dom Luís Filipe foi jurado Príncipe Herdeiro do trono em Julho de 1901 e a partir de 13 de Abril de 1906 passou a fazer parte do Conselho de Estado.
O Príncipe exerceu a regência quando Dom Carlos se ausentou em visita protocolar a Espanha, França e Inglaterra. - Rui Ramos

Sem comentários: