segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

MARINHA: SAGRES PARTE DIA 19 PARA A 3ª VIAGEM À VOLTA DO MUNDO
O Navio Escola Sagres inicia a 19 de Janeiro a sua terceira viagem de circum-navegação, que deve durar cerca de onze meses e passar por países como o Brasil e Timor-Leste, disse à Lusa fonte da Marinha portuguesa.
O navio vai largar de Lisboa com uma guarnição de 203 elementos, dos quais 63 são cadetes da Escola Naval que têm nesta viagem a sua formação em navegação, e é comandada pelo capitão-de-fragata Luís Pedro Pinto Proença Mendes.
Segundo a mesma fonte, os objectivos da viagem são a formação dos alunos da Escola Naval e a promoção da imagem de Portugal no mundo.
Diário Digital / Lusa
-----------------------
HISTÓRIA - O infante D. Henrique, figura de proa do NRP "Sagres", foi o terceiro filho do rei D. João I e nasceu no Porto a 4 de Março de 1394, tendo-se constituído, ao longo da sua vida, como o grande impulsionador da Expansão e dos Descobrimentos Portugueses. Participou na conquista de Ceuta ao lado do seu pai e irmãos em 1415, tendo sido igualmente durante a sua existência que Portugal consolidou a sua opção atlântica, de resto já patente aquando da aliança estabelecida com Inglaterra, em 1373. A sua atitude e perseverança reflectiram-se na descoberta (1419) e colonização (1425) da Madeira, dobrar do cabo Bojador (1434), descoberta (1427) e colonização (1439) dos Açores, e chegada ao cabo Branco (1441), ilha de Arguim (1443), rio Senegal (1444), ilhas de Cabo Verde (1456) e Serra Leoa (1460). Com os seus navios às portas do golfo da Guiné, o infante D. Henrique faleceu em Sagres aos sessenta e seis anos, no dia 13 de Novembro de 1460. É do mais elementar e estrito reconhecimento, que a sua divisa, talant de bien faire (vontade de bem fazer) seja, nos nossos dias, o lema que sublinha o brasão de armas da Escola Naval, instituição centenária, onde ainda hoje o espírito e os princípios do infante se mantêm como referência na formação técnica e humana dos futuros oficiais da Marinha Portuguesa. Igualmente homenageando o seu legado, o navio-escola Sagres ostenta, como figura de proa, a efígie do infante D. Henrique.

Sem comentários: