sábado, 2 de maio de 2009

FOTOS DA EXCURSÃO PANORÂMICA DE ROMA PELA AGÊNCIA QUINTO IMPÉRIO - 25-04-2009
S.A.R., Dom Duarte falando ao microfone. Ao lado de Sua Alteza Real, Otto Czernin da Agência Quinto Inpério.
Príncipe da Beira, Dom Afonso também já dentro do autocarro.
Infante Dom Dinis no autocarro.
À chegada à Igreja de São Pedro das Correntes, ouvindo as explicações da guia que era italiana mas falava português.
São Pedro Acorrentado (São Pedro Vincoli), na Piazza di San Pietro de Vincoli sofreu alterações nos séculos 8, 11 e 15, e foi ‘barroquificado’ no 18. Um brilhante monumento dedicado ao Papa Júlio II e ao imponente Moisés (1515) de Michelangelo dominam a igreja. Júlio queria um lugar para seu descanso eterno cinco vezes maior do que este, com 40 estátuas, na São Pedro mais famosa, mas morreu antes de ver o trabalho de Michelangelo.
San Pietro Vincoli é uma igreja que, vista de fora, não parece o que é lá dentro. Mas ao entrar, vemos uma nave espaçosa, lindos frescos no tecto e, ao fim da nave principal, os dois grandes tesouros da igreja: As correntes que aprisionaram São Pedro antes de sua execução e a Tumba do papa Julius II. Conta-se que esta igreja foi uma das primeiras a ser erguidas em Roma e foi construída exactamente no local onde São Pedro foi condenado.
Altar Principal - Antes de ser executado, o apóstolo São Pedro foi acorrentado e, dentro de uma jaula, foi exposto publicamente em Roma: fazia parte da sentença, a execração pública. Estas correntes estão, dentro de um esquife dourado, as correntes que prenderam o apóstolo Pedro, hoje São Pedro. Os turistas vêm aqui para ver os trabalhos de Michelangelo, enquanto os fiéis vêm pelas correntes. Eudoxia, esposa do Imperador Valentiniano III (445-55), recebeu um conjunto de correntes que teriam sido usadas para acorrentar São Pedro em Jerusalém; quando ela as entregou ao Papa Sisto III, ele colocou-as junto às outras que prenderam o santo no Cárcere Mermetino e elas misturaram-se misteriosamente. Agora estão guardadas num relicário no altar principal. Das relíquias relacionadas a São Pedro, as correntes são as mais veneradas em Roma.
Dentro da Igreja, encontra-se esta obra-prima em mármore de Michelângelo. Em baixo, a meio, Moisés.
Uma beleza duma pintura numa das cúpulas da Igreja de São Pedro das Correntes.
Este estandarte era lindo! S.A.R., Dom Duarte encantado com o estandarte mostra ao "cameraman" que estava connosco para ser filmado.
À saída da Igreja de São Pedro das Correntes, todos nós comprámos um livro "Roma Passado e Presente, e um cd incluído, com fotos belíssimas dos locais por onde ainda tinhamos que passar. Ao lado de S.A.R., Dom Duarte, o célebre Coliseu.
Dom Afonso e Dom Dinis ficaram interessadíssimos pelo livro e quiseram logo vê-lo.
À saída da Igreja de São Pedro Acorrentado ou São Pedro das Correntes para o autocarro. Os dois Principesinhos à frente com o estandarte do Santo Condestável.
Família Real e o grupo de pessoas que fizeram parte da excursão à cidade de Roma.

Os Principesinhos e o amigo tinham t-shirts com o desenho do estandarte do Santo Condestável

(Clique nas imagens para ampliar)

Sem comentários: