sábado, 7 de fevereiro de 2009

LEVAR O NOSSO REI AO LUGAR QUE É SEU, POR DIREITO!
Foi com muito prazer e entusiasmo que recebi o seu e-mail, ao qual só agora pude responder e que desde já agradeço! Foi ainda com maior prazer que verifiquei, depois de ler o seu mail que há muita gente interessada na causa e que algo se vem fazendo no sentido de restituir ao nosso país aquilo que tão injustamente nos foi tirado, mas será suficiente? Tenho medo que tudo não passe de uma mera intenção, não concretizável por falta de coordenação! Bem, mais uma vez reafirmo que nada tenho ascendência nobiliárquica, e as minhas convicções politicas não são muito fortes …tenho algumas ideias que tenho vindo a desenvolver, mas a única coisa que realmente me interessa é viver bem e feliz no país em que nasci e onde quero ver os meus filhos crescer… já vivi na Alemanha e já estive em outros países do Norte e sei que em Portugal para a nossa grande infelicidade, as coisas são diferentes… as pessoas vivem cada uma no seu mundo, não são unidas, não se interessam, não são entusiastas… mas também sei que isso é algo que se cultiva e que só o tempo pode mudar velhos hábitos…
Sou Biólogo de formação, e uma das minhas grandes preocupações são as zonas verdes deste pais, e desde algum tempo que tenho acompanhado as ideias de S.A.R., e sei que são boas e justas e mostram um genuíno interesse …. é muito triste perceber que na verdade, os nossos Parques Naturais, na realidade estão muito pouco protegidos e ninguém sabe se no próximo Verão deixará de haver a Mata da Albergaria do Gerês, por exemplo, por causa dos fogos.
Em Portugal tudo é volátil, percorro a cidade de Lisboa onde vivo e vejo o abandono e a falta de brio que há em muitos sítios. É muito difícil ser-se Português e reparar que quase ninguém vive na baixa da capital do meu país, algumas das ruas mais belas e com mais historia da Europa são agora abrigo para indigentes, imigrantes sem trabalho, prostitutas, idosos que mal se arrastam pelos passeios…mulheres e crianças de leste que pedem esmola e ciganos que vendem droga.
Se alguma vez percorreu o Chiado e seguiu pela Rua Augusta até ao Terreiro do Paço, decerto percebe aquilo a que me refiro…
Os turistas, misturam-se com aqueles que este pais não consegue acolher e alguns Portugueses correm apressados para as suas casas e as suas vidas enfadonhas, pode parecer uma visão catastrófica e politicamente direccionadas, mas não é. O coração da minha cidade de Lisboa está dilacerado e velho, tal como está a nossa Pátria…
Sou um jovem preocupado, estas coisas não passam facilmente ao lado. S.A.R., é mais que a pessoa de D. Duarte Pio de Bragança, descendente de uma das mais antigas linhagens reais da Europa, Sua Alteza Real é o futuro Rei de Portugal e sobre ele pesa toda uma Nação outrora orgulhosa e agora apenas um canto da Europa onde os seus cidadãos já nem sabem bem porque continuam juntos ao fim de 900 anos, nem para quê…
Tantos preferem ser espanhóis ou outra nacionalidade qualquer. Parece que aqui ainda ninguém percebeu que a coisa mais importante que há a fazer neste pais é refazer o orgulho nacional e a nossa ligação às origens para que finalmente possamos partir para algo muito melhor e onde possamos viver bem e sobretudo felizes.
Não há nada mais urgente neste momento que levar o nosso Rei ao lugar que é seu por direito, e sentado sobre o seu trono, ocupar o lugar do bom Rei de Portugal, defensor de todos os portugueses e com eles refazer a Nação que está completamente perdida. Não queremos mais viver neste "assim-assim", queremos mais! Não temos muito mais tempo. Acredito que muitos daqueles que lutaram pela república acreditaram que era o melhor para o país, mas quase 100 anos depois podemos afirmar… que não foi!! A republica nada nos trouxe, pelo contrario… levou aquilo que nos restava, a nossa dignidade enquanto povo. Daquilo que me lembro, o que nos trouxe a república, foram vários ditadores, entre os quais um que quase nos levou de volta à idade média e nos afastou da Europa e do mundo, trouxe a guerra colonial, fome, e depois a nossa límpida Revolução de Abril… já quando varias gerações tinham sido irreversivelmente perdidas pela dor pela pequenês a falta de valores mais altos, pelo analfabetismo, pela pobreza… tantas gerações comprometidas e ainda hoje pagamos bem caro por termos morto aqueles dois homens no Terreiro do Paço, naquele dia 1 de Fevereiro… criados para a liberdade para a clareza e para o humanismo, para a frontalidade, para a responssabilidade, na dignidade e na vontade genuína de levar este pais mais longe… mas num país sem auto-estima, foi fácil à república calar o povo e se tornar legítima, pois ninguém sabia o que se ia seguir...
Foi fácil trespassar aqueles dois corpos e calar as suas convicções mais profundas… ninguém os defendeu, os seus corpos gelaram e foram esquecidos… e com eles, estou convicto, uma parte de nós caiu naquela praça. E talvez ninguém soubesse o que se ia seguir… decerto ninguém sequer sonhava.
Talvez a nobreza daqueles 2 homens fosse um insulto à baixeza e mediocridade dos políticos de então. Mas assim foi, felizmente nasci e cresci muitos anos depois da ditadura, porque um dia chegou Abril. A Revolução de Abril que a mim sempre me disse tanto, continua por se cumprir, não me atrevo a dizer que pouco veio com Abril e que a nossa situação hoje é pouco melhor que em 1974… acho que isso seria injusto de se dizer, mas reparemos que muito do que temos foi conseguido com os fundos europeus.
É preciso uma nova revolução, uma revolução pela restauração de Portugal, por um Portugal com dignidade e brio onde todos possam um dia viver bem. Sei bem quantos intelectuais se irão rir da ideia de voltarmos a ter um Rei, sei muito bem das ideias presunçosas destes senhores, que nada percebem sobre o que representa a coroa para um país e rapidamente falarão da revolução francesa e o quanto a ideia de voltarmos a ser um reino os insulta na sua presunção de inteligência. Pois reafirmo, esses senhores nada sabem.
Recordo novamente tal como tinha escrito no blog, os países mais democráticos do mundo mais civilizados do mundo mais ricos e mais felizes são Monarquias. Em Portugal comecemos todos por aclamar o nosso Rei, D. Duarte, que é único legítimo representante do nobre povo que fomos e sempre seremos… e depois, construamos juntos um país justo e unido na verdade e verdadeira liberdade!
Mas mais uma vez lhe pergunto, não será pouco o que está a ser feito? Acho que seria importante criar núcleos a nível nacional, para sensibilização para a causa, existem decerto pessoas influentes interesadas na causa um pouco por todo o país. Acho que o momento exige uma acção mais concertada e uma verdadeira conspiração contra a Republica! As pessoas aderem a estas coisas de uma forma mais rápida do que talvez se pensa, gente chama mais gente… e pode ser criado um efeito dominó. Não sei, talvez esteja a ser ingénuo em relação ao assunto... eu se tivesse mais tempo dedicaria-me muito mais à causa.
Bem, este mail já vai bem longo e é quase um testamento. Obrigado mais uma vez pela sua resposta.
Viva D. Duarte, Viva o nosso Rei!!
Jaime
---------------------
O Jaime deixou-me um comentário quando visitou este blogue no dia em que coloquei uma reportagem fotográfica da visita de S.A.R., O Senhor Dom Duarte à Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), juntamente com um testemunho relatando a recepção apoteótica que teve à Sua chegada. Respondi-lhe por email ao comentário que me deixou e hoje recebi a resposta que acima vos transmiti e... contra factos, não há argumentos. Bem haja, Jaime!
http://realfamiliaportuguesa.blogspot.com/2009/01/visita-real-bolsa-de-turismo-de-lisboa.html