quinta-feira, 22 de abril de 2010

EXPOSIÇÃO - LEQUES DA ÁSIA E DA EUROPA NO SÉC. XVIII COLECÇÃO DE MARIONELA DE GUSMÃO - 14 de Abril a 23 de Maio 2010
A transmissão, divulgação e preservação das artes e ofícios tradicionais tem sido a razão de existir da Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva que através das suas escolas, oficinas e museu tem cumprido a sua missão assegurando diariamente a continuidade desse saber-fazer. No âmbito dessa missão o Museu de Artes Decorativas Portuguesas, criado a partir da colecção pessoal de Ricardo do Espírito Santo Silva, apresenta uma exposição temática sobre leques do século XVIII pertencentes à colecção privada de Marionela de Gusmão. Estes delicados e raros objectos, esculpidos, bordados, pintados, cinzelados, gravados em materiais tão variados como ouro, prata, madrepérola, papel, seda, marfim, contam-nos histórias de família, de viagens e de momentos inesquecíveis. Remetem-nos não só para um ambiente de festa e de gala, que a eles está intimamente ligado, mas também para as mãos sábias dos mestres que em oficinas especializadíssimas realizaram estes trabalhos. Ricardo do Espírito Santo Silva também coleccionou leques. Tinha-os expostos na sua casa ao lado dos seus objectos favoritos. Não será demais imaginar que teria gostado de conhecer e apreciar estes que aqui apresentamos e que se mostram ao público pela primeira vez.
Museu de Artes Decorativas Portuguesas – Palácio Azurara Todos os dias (excepto 3ª feira) das 10h00 às 17h00.
Fonte: Fundação Espírito Santo (FRSS)

2 comentários:

PPA disse...

Olá Maria Augusta.

Sabe, acho interessante no seu blogue aquele separador que diz "As vítimas da república" reportando-se, e bem, a El-Rey D. Carlos e seu filho Luís Filipe. Sem dúvida foram as vítimas físicas da cobardia republicada na altura.
Porém, acho que as maiores "vítimas da república" somos todos nós, os portugueses, pois ainda cá estamos para a "suportar".

O que acha ?

Cumprimentos.

Maria Menezes disse...

Concordo plenamente. Todos nós fomos vítimas desse famigerado dia 5 de Outubro. O nosso Rei Dom Carlos e Príncipe Dom Luiz Filipe, infelizmente pagaram com a vida e nós penetenciando até hoje.
Cumprimentos.