sexta-feira, 2 de abril de 2010

O QUE SIGNIFICA SER MONÁRQUICO HOJE, CEM ANOS DEPOIS DO OCULTAMENTO DO REINO DE PORTUGAL? (PARTE II)
Não tolerar dissensões, intrigas e quesílias no interior da CAVSA REAL ou a propósito da CAVSA REAL.
A divisão, discórdia e falta de visão dos Monárquicos no início do século XX contribuiram decisivamente para o triunfo da sanha republicanista e para o golpe de Estado com que o partido republicano português instalou a ditadura partidocrática e oligárquica que nos desgraçou. Haja hoje — JÁ! — sentido de Estado, visão estratégica e reflexão histórica.
Em 6 de Outubro de 1910, telegrafando o fim da Monarquia para a Gazeta de Notícias, do Rio de Janeiro, Eduardo Schwalbach escreveu com uma ironia de fel:
«Ao cabo de longos e porfiados esforços, os monárquicos acabam de implantar a República em Portugal.»
(in Jorge Morais, Os Últimos Dias da Monarquia, Zéfiro, 2009)
Quem não está bem na Causa Real, mude-se. Na CAVSA REAL serve-se, não se discute e não se conspira. Há muito partido republicanista e leninista e muita loja maçónica e muito clube de livres-pensadores ou de futebol para quem goste de cizânias, discórdias e sedições.
Não tolerar a “Monarquia” e “aristocracia” folclóricas e mediáticas
- das “reais” touradas,
- dos “reais” desfiles equestres e paradas,
- dos “reais” bailes e noites de fado,
- dos “reais” baptizados e aniversários,
- das “reais” festas e jantares de “monárquicos”,
- das “reais” reportagens nas revistas ditas “cor-de-rosa”,
- das “reais” beneficências e solidariedades (a caridade e a solidariedade não têm cor nem rei),
- das “reais” festas azuis e brancas,
- dos “reais” hasteamentos e trocas de bandeiras, etc.
enquanto manifestação única ou mais relevante da presença do ideal monárquico e da Monarquia na sociedade portuguesa.
Nada disso é relevante, necessário ou eficaz. Nada disso promove o avanço da Causa. Nada disso convencerá a generalidade dos nossos compatriotas da justeza da Nossa Causa. Nada disso contribuirá para transformar os indiferentes em simpatizantes ou em militantes. Nada disso importa ou nos aproxima um milímetro que seja do nosso objectivo, pelo contrário. Nada disso existe.
A legitimidade dinástica (e aristocrática) tem limites, como bem mostraram no século XIV o Mestre de Avis e o Santo Condestabre de PORTVGAL (o maior Português que houve): Reis, Príncipes, Pares do Reino, Grandes de Portugal, Fidalgos da Corte e de Portugal só têm mérito pelo exemplo que derem, pela chefia moral que exercerem, pela magistratura ética e de serviço que desempenharem.
Títulos, brasões d’armas, apelidos e património ancestrais, comendas e honrarias são fardos que devem ser carregados permanentemente com esforço, humildade, sentido de dever e espírito de serviço.
Viva o Rei!
António Emiliano

2 comentários:

João Mattos e Silva disse...

Já agora seria bom que o Prof. Emiliano, tão pronto em apontar o que se não deve fazer, indicasse o que no seu alto critério se deveria fazer. Criticar é fácil, difícil é fazer.

Maria Menezes disse...

Não adianta João, criticam só para terem o prazer de criticar mas ajudarem a construir, fogem como ratos...
Estes textos estão no facebook. Dá para lhe perguntar o quê que ele tem em mente para nos ajudar a divulgar a Monarquia e daqui p'ra frente o que devemos então fazer e como actuar.
Há pessoas que ao verem as boas fotos do aniversário de S.A.R., O Príncipe da Beira, agora estão arrependidas de não terem ido...
Francamente não entendo este tipo de mentalidade...