sexta-feira, 2 de abril de 2010

SEXTA-FEIRA SANTA: PAIXÃO E MORTE DE JESUS CRISTO
Como mudaram os costumes... a Sexta-Feira da Paixão (ou Sexta-Feira Santa) era um dia rigorosamente respeitado pela grande maioria das pessoas: não se comia carne, e era um dia muito especial, predominando um clima de meditação, recolhimento e muita devoção, estimulado pelas estações de rádio executando somente músicas sacras e eruditas. Um dia de muita paz e recolhimento.
Hoje é diferente: as pessoas fogem para as casas de praia e de campo, promovem churrascos regados a refrigerantes e bebidas alcóolicas. A Sexta-Feira Santa já não é tão Santa quanto antes; é pretexto para um feriado que começa na quinta-feira à tarde e acaba no domingo seguinte, o Domingo de Páscoa...
"Pai, perdoa-lhes porque não sabem o que fazem. Foi o Amor que levou Jesus ao Calvário. E já na Cruz, todos os Seus gestos e todas as Suas palavras são de amor, de amor sereno e forte." (Lc 23, 34).
Na Sexta-feira Santa não se celebra missa, tendo lugar a celebração da morte do Senhor, com a adoração da cruz. O silêncio, o jejum e a oração marcam este dia. Nas celebrações da parte da tarde, temos a proclamação da Palavra de Deus, apresentação e adoração da cruz e comunhão.

1 comentário:

Ana Carita disse...

Olá MªMenezes:
Obrigada pela mensagem publicada hoje.É verdade tudo o que diz,neste momento não existe a meditação e a espiritualidade é coisa do passado.
Mas ainda acredito que os valores espirituais implementados no seio da família,constituirão uma referência fundamental.
Desejo-lhe uma Santa Páscoa.
Ana Carita