terça-feira, 20 de abril de 2010

TEIXEIRA PINTO ABRE NOVA LIVRARIA BABEL
Paulo Teixeira Pinto vai inaugurar esta sexta-feira a nova livraria do Babel, situada na sede do grupo editorial, na avenida António Augusto de Aguiar, em Lisboa. O antigo presidente do BCP disse ao CM que este será um espaço revolucionário, com uma grande aposta em "informação tecnológica".
Fonte do grupo revelou ao CM que o espaço vai contar com uma área multimédia e um serviço de restauração gourmet. Na parte tecnológica destaque para o "cubo Babel", que vai disponibilizar "conteúdos em suporte digital no próprio espaço da livraria que serão, numa primeira fase, livros electrónicos". Simultaneamente será anunciada uma parceria com a Samsung na disponibilização do seu eBook Reader.
A livraria, com inauguração marcada para o Dia Mundial do Livro, tem cerca de 150 metros quadrados de área comercial útil e vai apostar "sobretudo na literatura infantil, na arte e gastronomia".
Com esta abertura o grupo Babel passa a ter três livrarias (tem já a Livraria Guimarães e um espaço na Biblioteca Nacional), sendo que em breve a ‘mini-rede’ pode aumentar. O CM sabe que está em estudo a abertura de um espaço no Porto e outro em Guimarães, onde o grupo de Paulo Teixeira Pinto foi escolhido como editor da Guimarães Capital Europeia da Cultura. "A estratégia para o retalho, a curto e médio prazos, passa por abrir mais algumas livrarias em pontos estratégicos do País", revela a mesma fonte.
Esta aposta na rede livreira surge num momento em que a Leya está a fazer acordos com livrarias como a Barata ou a Buchholz e a Porto Editora formalizou uma proposta de compra do Direct Group que engloba as 54 livrarias da Bertrand.
O grupo Babel, lançado em Fevereiro, conta com nove editoras (Verbo, Ulisseia, Guimarães, Athena, Ática, Arcádia, K4, Pi e Centauro) e tem como objectivo publicar cerca de 300 livros por ano.

20-04-2010 - Jornal Correio da Manhã

Sem comentários: