quinta-feira, 22 de abril de 2010

S.M. DOM MANUEL II - ORDEM DA JARRETEIRA
1º foto - S.M., Dom Manuel II, com o manto e as insígnias completas da Ordem da Jarreteira, da qual era membro desde 16 de Novembros de 1909 - data em que fora empossado pelo Rei Eduardo VII, no Castelo de Windsor, sede da Ordem durante a Sua primeira visita oficial à Grã-Bretanha. Passou então a ser o mais jovem cavaleiro da que é a mais alta das Ordens Honoríficas britânicas e também a mais antiga, fundada por Eduardo III, em 1348.
Além da liga bordada, de que deriva o nome da Ordem e onde está inscrito o lema "Honi Son Qui Mal y Pense", e também visível o grande cordão de ouro e esmaltes com pendente de São Jorge.
2ª foto - S.M., Dom Manuel II de casaca e com calção e a liga da Ordem da Jarreteira. Foi com este traje que Dom Manuel se casou apenas diferindo as insígnias das Ordens Portuguesas que ostenta - no caso, a faixa com pendente e a placa da Torre e Espada* e, na lapela, uma belíssima insígnia da Ordem de Cristo. Sobre o peito, uma riquíssima insígnia, em ouro e pedras preciosas, do Tosão de Ouro. Esta Ordem tem na sua origem uma ligação a Portugal, dado que foi fundada pelo Duque de Borgonha, Filipe, o Bom, em 1430, por ocasião do seu casamento com a Infanta Dona Isabel, filha de El-Rei Dom João II.
* Esta insígnia da Torre e Espada, em ouro e diamantes, haviam pertencido ao Rei Dom Luís, estando contidas num estojo com o seu monograma coroado. Foram vendidas em 1991, na Suíça, pela casa Sotheby's, no primeiro dos diversos leilões que vêm dispersando, ao longo dos últimos doze anos, o espólio de Dom Manuel II e da Sua viúva, Dona Augusta Victória.
Livro: Casa Real Portuguesa

Sem comentários: