segunda-feira, 23 de julho de 2012

A RAINHA DONA MARIA PIA E O BAILE DE MÁSCARAS

15 de Fevereiro de 1865. A Rainha Dona Maria Pia vestida de Maria Tudor num baile de máscaras que organizou no Palácio da Ajuda, e que deu brado no seu tempo. Duas Majestades determinaram que todos os convidados fossem mascarados, o que deu origem a cenas extraordinárias. Um diplomata sueco apareceu com um insólito fardamento de calções, «ficando a perna completamente nua, da côxa ao tornozêlo». Imagina-se o escândalo, um homem de perna à mostra!
Ao que parece a festa teve custos exorbitantes e não se repetiu. A Rainha Dona Maria Pia usou três diferentes disfarces durante o baile, e o Rei Dom Luiz fez o mesmo. Na imagem, a Rainha segura na mão direita a máscara com que ocultava o rosto.
Fotógrafo: Francisco Augusto Gomes (IPPAR-PNA)
Segundo a Marquesa de Rio Maior, nas suas memórias.
15 de Fevereiro de 1865 - Um traje escocês que a Rainha Dona Maria Pia também usou no mesmo baile.
Sigamos o que nos conta a Marquesa de Rio Maior, que participou no baile, vestida de cigana: «A Rainha mudou três vezes de "costume". E tinha D. Maria Ignácia de Souza Botelho (Vila Real) vestida como ela, vestida para aumentar ainda a confusão. - tinham ambas nesse tempo figuras parecidas. A Condessa de Vila Real era então a Dama dos Príncipes Dom Carlos e Dom Afonso .» Ora, isto era um erro de memória da Marquesa de Rio Maior, dado que o Infante Dom Afonso ainda não era nascido, o que só viria a acontecer a 31 de Julho de 1865.
Fotógrafo: Francisco Augusto Gomes - IPPAR-PNA
1865 - A Rainha Dona Maria Pia , apesar de toda actividade e alegria deste baile, estava no quarto mês de gestação do Seu segundo filho.
Fotógrafo: Francisco Augusto Gomes.
Do livro, Casa Real de Eduardo Nobre.

Sem comentários: