sábado, 28 de julho de 2012

CASA PIA UNE-SE A MAIS UMA CAUSA NOBRE


S.A.R., Dom Duarte, D. Cristina Fanqueiro, Presidente do Conselho Directivo, Dr. Miguel Horta e Costa, Presidente da Direcção do Prémio Infante D. Henrique e D. Rosalina Machado, Vice-Presidente do Prémio, D. Manuela Araújo, e Sr. José Lucas, Vice-Presidentes do Conselho Directivo.

A Casa Pia e a Associação do Prémio Infante D. Henrique assinaram, na sala dos Reis do Centro Cultural Casapiano, em Lisboa, paredes meias com o Mosteiro dos Jerónimos, um protocolo de cooperação, visando a implementação do denominado Programa de Desenvolvimento Pessoal e Social naquela instituição, com mais de dois séculos de vida.


Antes de mais, impõe-se a pergunta: mas o que é o Prémio Infante Dom Henrique? É, basicamente, a versão portuguesa de The Duke of Edinburgh’s Award, fundado em 1956, na Grã - Bretanha, pelo Duque de Edimburgo, seu presidente.

No fundo, o principal objectivo desta mui nobre iniciativa consiste em proporcionar aos participantes atividades voluntárias e não competitivas a fim de incentivar e reconhecer o mérito, a dedicação, a autoconfiança e a perseverança. 
Dito de outra forma, trata-se de um programa (dirigido a jovens entre os 14 e os 25 anos) de desenvolvimento social que pretende contribuir para melhorar a formação moral e física dos jovens que crescem num mundo em constante mutação e onde as oportunidades para uma efetiva realização pessoal e profissional são, por vezes, escassas e difíceis.

Presentes estiveram a presidente do Conselho Directivo da Casa Pia, Cristina Fangueiro, os vice-presidentes do Conselho Directivo, Manuela Araújo e José Lucas. Da Associação do Prémio do Infante D. Henrique não faltaram Sua Alteza Real Dom Duarte, Duque de Bragança (Presidente de Honra), o Presidente da Direção, Miguel Horta e Costa, e a vice-presidente Rosalina Machado.

Com a fundação do Prémio Infante Dom Henrique, Portugal tornou-se no primeiro país europeu de língua não inglesa a adotar este programa, no qual já participam cerca de seis milhões de jovens em aproximadamente 118 países.

Alegria e emoção real
Num discurso muito aguardado, Dom Duarte regozijou-se pelo facto de a Associação da qual é presidente de Honra se ter unido a uma instituição que lhe é querida por razões familiares e que tanto faz em prol dos jovens.
«É com enorme alegria e emoção que regresso a este casa, que foi fundada pela minha quinta avó. Numa altura socialmente tão conturbada e em que o apoio ao próximo é mais necessário do que nunca, é com enorme satisfação que posso afirmar que mudam-se os tempos mas alguns valores mantém-se. Estou profundamente crente que com a assinatura deste protocolo teremos uma juventude mais bem preparada para o futuro. Votos dos maiores sucessos», disse Dom Duarte, Duque de Bragança.
Jorge Santos Carvalho, 
A Bola - 28 de Julho de 2012

Assinatura do protocolo de cooperação, visando a implementação do denominado Programa de Desenvolvimento Pessoal e Social naquela Instituição.
Ambiente geral da cerimónia

Sem comentários: