sábado, 23 de junho de 2012

S.A.R., DOM DUARTE NA CONFERÊNCIA NA UNIVERSIDADE LUSÍADA DE VILA NOVA DE FAMALICÃO

Decorreu hoje na Universidade Lusíada (polo de V. N. de Famalicão) a Conferência organizada pelo Núcleo de Estudantes da Faculdade de Ciências da economia e da Empresa, tendo por tema «Educar para a Cidadania no Séc.XXI» e orador o Prof. Doutor Manuel Monteiro. Foi convidado S.A.R., O Senhor Dom Duarte, Duque de Bragança.
Em breves linhas: o anfiteatro encheu. Muitissima gente nova, aliás trajando, quase toda, capa e batina. Especialmente tocante, a chegada do Chefe da Casa Real Portuguesa e o cumprimento que lhe dirigiu um estudante timorense. «Compatriota», assim o tratou Sua Alteza Real, num abraço em que a conversa se afastou da compreensão da maioria dos presentes, ou seja, de tantos quantos desconhecem os dramas vividos nesse longínquo ex-bocado de Portugal. De onde provinha, como fora lá, e a família?, e o futuro?... A emoção estendeu-se a toda a gente. Antes assim. A bem da História e do que há-de vir.
Uma nota ainda para o excelente apontamento biográfico sobre o Duque de Bragança traçado pelo Vice-Chanceler da Universidade Lusíada, Prof. António José Moreira. Pleno de respeito e verdade, sucinto mas rico, a levantar a sala em aplausos.

Ponto final. Prossiga a República, s.f.f.
João Afonso Machado, Corta-fitas

Sem comentários: