sexta-feira, 11 de maio de 2012

UMA ESCOLA QUE CRESCE EM TIMOR-LESTE

AJUDA EDUCATIVA ÀS CRIANÇAS DE TIMOR!
(Para Envio de Donativo)
NIB 0035 0413 0003 8412 5300 4
COM O ALTO PATROCÍNIO DA FUNDAÇÃO DOM MANUEL II
A ONGD (Organização Não Governamental para o Desenvolvimento) Leigos para o Desenvolvimento, tem neste momento em Timor um projecto que visa apoiar a consolidação da língua portuguesa na cidade de Dili, através do ensino pré-escolar.
Os LD, que festejam este ano os seus 25 anos de existência, estão em Timor desde o ano 2000.
... Desde o início que a sua actividade está vocacionada para a ocupação dos tempos livres e ensino da língua portuguesa às crianças em idade pré-escolar do Bairro de Balide em Dili, com o objectivo de assim, não apenas as retirar das ruas, como também de promover a aprendizagem da língua portuguesa necessária ao ensino básico.
Com o desenvolver destas actividades, surgiu em 2006, a pedido dos responsáveis pela educação das crianças deste bairro, a necessidade de se proceder ao alargamento destas actividades no sentido de se criar uma pré-escola, que permitisse promover o desenvolvimento cognitivo das crianças em idade pré-escolar, facilitando a sua transição para o ensino primário leccionado em língua portuguesa, através da capacitação técnico-pedagógica da pré-escola e dos professores de pré-escolar.
Assim, em 2006, é criada a Pré-Escola Santo Inácio onde os Leigos para o Desenvolvimento passam a poder alargar as suas actividades, tirando partido de uma infra-estrutura pertencente à Missão Timorense da Companhia de Jesus.
Em 2010, este projecto cresceu, visto ter havido um aumento da procura, por parte dos pais, de uma instituição que leccionasse no bairro o ensino pré-escolar em língua portuguesa.
A continuação desta fase do projecto, iniciado em 2010 e que se prevê terminado a 31 de Dezembro de 2012, está neste momento focada na formação dos técnicos do ensino pré-escolar e no aumento das infra-estruturas existentes, de forma a se atingir a acreditação formal da instituição e aumentar a qualidade do ensino leccionado.

Neste sentido os Leigos para o Desenvolvimento delinearam os seguintes objectivos:
- Disponibilizar às famílias de Dili um estabelecimento de ensino pré-escolar de qualidade;
- Promover a aprendizagem da língua portuguesa fomentando a sua utilização no curto e longo prazo como segunda língua de comunicação.
- Capacitar profissionalmente recursos técnicos (monitoras e jovens estagiários) ligados aos Ensino Pré-Escolar, facilitando-lhes mecanismos de inserção laboral e desempenho profissional.

Partindo de actividades variadas, os Leigos para o Desenvolvimento pretendem atingir os seguintes resultados:

1. Funcionamento diário com qualidade de 2 turnos de ensino pré-escolar em Língua Portuguesa.

2. Infra-estrutura melhorada e alinhada com as exigências da política nacional ao nível do ensino pré-escolar.

3. Estabelecimento de uma parceria estável que garanta a autonomização e sustentabilidade da Pré-Escola Santo Inácio.

4. Crianças provenientes da Pré-Escola de Santo Inácio com maior aproveitamento escolar ao nível do ensino primário.

5. Professores locais formados e preparados para o uso de boas práticas pedagógicas de ensino pré-escolar e da língua portuguesa.
Com a actual intervenção, os Leigos para o Desenvolvimento pretendem garantir a sustentabilidade técnica e financeira da Pré-Escola Santo Inácio a longo prazo, seja investindo em infra-estruturas de melhor qualidade, seja formando pedagogicamente monitoras de ensino pré-escolar que garantam um ensino de qualidade leccionado em língua portuguesa.

1 comentário:

Colégio Privado Lisboa disse...

Um trabalho do qual devemos ter orgulho.