terça-feira, 5 de julho de 2011

HOJE: CENTENÁRIO DA MORTE DE S.M.F., A RAINHA DONA MARIA PIA

n. 16 de Outubro de 1847.
f. [ 5 de Julho de 1911 ]
Rainha de Portugal pelo seu casamento com o Rei Dom Luís I.
Nasceu em Turim a 16 de Outubro de 1847, sendo filha de Victor Manuel, então Príncipe do Piemonte, mas que mais tarde, em 1849, foi aclamado Rei de Sardenha, e em 1867, Rei da Itália.
Sua Mãe era a arquiduquesa Dona Maria Adelaide Francisca Reinero Elisabete Clotilde, que faleceu em 1854, deixando sua filha, a Princesa senhora Dona Maria Pia, apenas com 7 anos de idade, entregue aos cuidados da condessa de Vila Marina, que esmeradamente a educou. Em 1862 foi pedida em casamento, pelo rei Dom Luís, indo a Turim com esse encargo, em especial missão, o Visconde da Carreira, que nessa ocasião foi agraciado com o título de Conde, Luís António de Abreu e Lima, camareiro-mor e official-mor da Casa Real. O ilustre diplomata ia também encarregado de ajustar o contrato matrimonial. Chegou a Turim a 3 de Agosto de 1862, sendo o contrato assinado no dia 9 do citado mês. O Rei de Itália dava 500.000 francos de dote a sua filha, 100.000 para o enxoval, e jóias no valor de 250.000. O dote devia ser entregue ao tesouro português vencendo o juro de 5 % ao ano, pago em trimestres, ou empregado em bens de raiz, dando o Rei de Portugal em hipoteca ao dote de sua esposa a parte dos rendimentos do Estado que fosse suficiente para isso.
O casamento realizou-se em Turim por procuração, em 27 de Setembro do mesmo ano de 1862, sendo o Rei Dom Luís representado pelo Príncipe Carignan de Sabóia, lançando a bênção nupcial o arcebispo de Génova. No dia 29 embarcou a jovem Rainha de Portugal, em Génova, a bordo da corveta Bartolomeu Dias, partindo para Lisboa acompanhada pelas corvetas Estefânia e Sagres, e pelas corvetas italianas Maria Adelaide, Duque de Génova, Itália, Garibaldi, e o vapor aviso Anthion. A esquadra chegou a Lisboa a 5 de Outubro, indo esperá-la fora da barra os vapores de guerra Lince e Argos, os vapores de comércio D. Antónia, D. Luís, Açoriano e Torre de Belém. A corveta Bartolomeu Dias fundeou em frente de Belém, indo logo a bordo o Rei Dom Luís, o Rei Dom Fernando, o conselho de Estado, ministério, etc. Para o desembarque da rainha, que se efectuou no dia 6, construiu-se um rico e vistoso pavilhão no Terreiro do Paço, representando o templo do Hymineu, tendo na parte do friso as seguintes inscrições feitas por António Feliciano de Castilho:
do lado do norte:
DA BELLA ITÁLIA ESTRELLA SOBERANA
SEJAES BEM VINDA À PRAIA LUSITANA
do lado do sul:
FILHA DE REIS HEROES, DE REIS HEROES ORIGEM
EM NOVA ITALIA OS CEUS THRONO D'AMOR TE ERIGEM
No dia 6, pelo meio-dia, embarcou o rei Dom Luís no bergantim real, indo a Belém buscar a Rainha. Concluída a cerimónia no Terreiro do Paço, que foi brilhante e entusiástica, dirigiu-se o grandioso cortejo para a igreja de São Domingos, onde se procedeu à cerimónia da ratificação do casamento e se cantou um solene Te Deum, composição do maestro Manuel Inocêncio dos Santos. Em comemoração do real consórcio realizaram-se festas durante três dias, havendo brilhantes iluminações, tanto nos edifícios públicos, como em muitas casas particulares, produzindo grande efeito as do Terreiro do Paço e da praça de Dom Pedro. Houve parada, fogos de artifício, récitas de gala no teatro de Dona Maria, com o drama histórico em 5 actos, de Mendes Leal, Egas Moniz, e no de S. Carlos, cantando se opera Ernani, de Verdi. A Rainha Senhora Dona Maria Pia conservou-se sempre alheia aos acontecimentos políticos durante o reinado de Dom Luís. Só quando se deu a revolta de 19 de Maio de 1870, à noite, indo o marechal Duque de Saldanha, à frente dos revoltosos cercar o palácio da Ajuda intimando a demissão do ministério presidido pelo Duque de Loulé, é que a varonil soberana afirmou notavelmente a sua energia e coragem. (V. neste volume, pág. 219 e seguintes, artigo dedicado a Dom Luís I). Mais tarde, a 2 de Outubro de 1873, achando-se a banhos em Cascais, e tendo ido passear com seus filhos ao longo da costa, até ao sitio chamado Mexilhoeiro, correu grande perigo a sua existência. Vendo uma onda arrebatar os Príncipes, a heróica rainha lançou-se imediatamente ao mar para os salvar, e seria irremediavelmente vitima da sua dedicação maternal, se não viesse em seu auxilio e dos Príncipes o ajudante do faroleiro da Guia, António de Almeida Neves, que conseguiu arrastar para terra a rainha e seus filhos. Por este acto foi a soberana agraciada com medalha douro concedida ao mérito, filantropia e generosidade, por carta régia de 3 de Outubro de 1873, sendo também recompensado o heróico salvador com uma condecoração e uma pensão vitalícia.
O Inverno de 1876 foi rigorosíssimo, produzindo grandes inundações, que deram origem a enormes desgraças, ficando muitas famílias na miséria. Por iniciativa da bondosa Rainha organizou-se logo uma comissão para angariar donativos, a qual se compunha dos seguintes senhores, alguns dos quais já hoje não existem: Cardeal Patriarca D. Inácio, Duque de Palmela, Conde de Rio Maior, Francisco de Oliveira Chamiço, Carlos Ferreira dos Santos e Silva, António José de Seixas, Flamiano Lopes dos Anjos, Pereira de Miranda, Duque de Loulé, Marquês de Ficalho, Visconde Ribeiro da Silva, Martens Ferrão, visconde de Valmor, e as senhoras: Duquesa de Ávila, Condessas de Sousa Coutinho, Rio Maior e Ficalho, Viscondessas da Gandarinha e Porto Covo; D. Gabriela de Sousa Coutinho, D. Maria Teresa de Assis Mascarenhas, D. Maria Palha Brandão, D. Capitolina Viana e D. Maria do Patrocínio Barros Lima Eugénio de Almeida. Os donativos recebidos ascenderam a mais de réis 200.000$000, formando a rainha um fundo especial com que depois foi socorrendo muitas famílias vítimas da dureza dos Invernos. Na sessão da câmara dos deputados de 9 de Janeiro de 1877, o deputado da oposição Osório de Vasconcelos exaltou a iniciativa da Rainha, propondo o deputado Barros e Cunha que a câmara «prestando à caridosa iniciativa de que Sua Majestade a Rainha houve por bem usar, em beneficio das vitimas das inundações, a homenagem que lhe deve em nome do povo que representa, resolve que este voto seja lançado na acta das sessões, e que uma grande deputação deponha aos pés da augusta Princesa o tributo do seu reconhecimento.» A câmara dos pares votou também proposta idêntica, na sessão de 8 de Janeiro. A sociedade francesa de L'encouragement au bien conferiu à Rainha Senhora Dona Maria Pia a grande medalha de honra, na sessão de 27 de Maio de 1877. Quando neste ano de 1877 a fome afligiu os povos do Ceará em consequência das grandes secas que ali houve, a bondosa soberana propôs, e foi aprovado, que do cofre dos inundados se retirasse a quantia de 36.000$000 réis, destinada a socorrer as infelizes vitimas daquela calamidade.
Foi a Rainha Senhora Dona Maria Pia quem fundou na Tapada da Ajuda a Creche Victor Manuel, que se inaugurou em 1 de Novembro de 1878, construindo-se um edifício próprio para aquele fim. Quando circulou em Lisboa a noticia da lamentável desgraça do incêndio do teatro Baquet do Porto em Março de 1888, a Rainha Senhora Dona Maria Pia partiu imediatamente no comboio só com seu filho numa noite de temporal, vestida de luto, porque de luto estava aquela cidade, para juntar as suas lágrimas às de tantos infelizes, e não se lembrando de que era Rainha para só se lembrar de que era mulher, correu pelas vielas mais sórdidas do Porto, e becos escuros, a levar conforto a desgraçados que agonizavam, distribuindo esmolas a todos os infelizes que encontrava. Ali no Porto foi aclamada como mãe dos pobres e anjo de caridade, titulo que já de há muito tempo havia conquistado pela sua beneficência.
Viu depois falecer seu marido, o Rei Dom Luís I, em 19 de Outubro de 1889, em Cascais, o que lhe causou profundíssimo desgosto, e em 1 de Fevereiro de 1908 sentiu a dolorosa perda de seu filho, o Rei Dom Carlos I, e de seu neto, o Príncipe Real Dom Luís Filipe, vitimas da horrorosa tragédia, ao desembarcar em Lisboa, regressando de Vila Viçosa, onde a Família Real havia passado algum tempo. Sua Majestade, A Rainha Senhora, Dona Maria Pia foi regente do reino por duas vezes: a primeira, em 1902, quando o Rei Dom Carlos e a Rainha Senhora Dona Amélia foram visitar o Rei de Espanha; e a segunda, em Dezembro de 1904, indo os mesmos soberanos a Inglaterra a convite do Rei Eduardo VII. É Grã-Mestra da Ordem de Santa Isabel, Grã-Cruz da de N. S.ª da Conceição; condecorada com a ordem das Damas Nobres de Maria Luísa, de Espanha; presidente e protectora de muitas corporações de beneficência do reino, e especialmente da Associação das Creches, etc.
Transcrito por Manuel Amaral

Sem comentários: