quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

PRESIDENCIAIS: OS VOTOS DOS MONÁRQUICOS


Anda pelo Facebook  uma discussão acesa sobre a melhor atitude a tomar por um monárquico face às eleições presidenciais que se aproximam para a qual julgo convém imprimir alguma racionalidade.
1 - Votar: Nada impede moralmente um monárquico votar numas eleições presidenciais, quando na sua consciência mais altos valores se elevarem.
2 - O voto branco: esta opção presta-se facilmente à fraude.
3 - A abstenção: se esta for muito significativa pode (se os media e os agentes políticos assim o entenderem, o que não é liquido) colocar na agenda o tema da legitimidade do regime. Por outro lado este "não gesto" legítimo confunde-se com a irresponsabilidade dos comodistas ou alienados, não significando uma mensagem política clara contra a república.
4 - O voto nulo: tem a vantagem de explicitar um protesto contra o regime, no entanto contará como voto expresso com efeitos na eleição: deduzindo-se à abstenção obriga o vencedor a aumentar o score para a maioria.
Como em tudo na vida, não há uma receita "absoluta" e são legítimas diferentes opções, sendo que pela minha parte escolhi votar nulo.
Eu Também quero um REI!

4 comentários:

Nuno Castelo-Branco disse...

Não ponho lá os pés.

Maria Salgueiro disse...

Nem eu!

Maria Menezes disse...

Eu vou dar o meu voto útil! Voto de protesto. Abstenção não significa nada, voto em branco é como se fosse um cheque em branco e sendo assim vou mostrar o que eu quero para Portugal.
‎1 - ABSTENÇÃO: pessoa que não vota por estar incapacitada ou por preguiça...
2 - VOTO NULO: voto de protesto é o voto de quem não se identifica com o sistema...
3 - VOTO EM BRANCO: é o voto de alguém que até está de acordo com o sistema mas que não se identifica com nenhum dos candidatos... (Prof Marcelo Rebelo De Sousa ...na TVI).
Os monárquicos já são muitos e temos que mostrar que já somos uma força!

amsf disse...

Já encontrei o candidato que há-de levar o meu cartão vermelho às elites portuguesas, esse candidato é o José Manuel Coelho.

Palhaço e maluco é o povo que vota sempre da mesma maneira esperando obter resultados diferentes!