quarta-feira, 15 de julho de 2009

CONSTITUIÇÃO 2.0

Teve lugar a 11 de Julho de 2009, no Museu das Comunicações em Lisboa o debate de lançamento da iniciativa Constituição 2.0 – um projecto do Instituto da Democracia Portuguesa (IDP) que consiste numa plataforma wiki (à semelhança da Wikipédia) onde todos podem colaborar na redacção de uma nova Constituição para Portugal. O debate reuniu público anónimo, que aderiu ao evento através das presenças do IDP nas redes sociais, público online que interviu através do blogue e do Twitter e vários painéis de convidados. «Reconhecemos que as redes sociais na Internet se apresentam como uma ferramenta crucial para a sociedade civil se organizar e criar consensos sobre as questões fundamentais para o avanço do país», afirmou um membro da organização. De acordo com uma votação prévia feita pelos visitantes do blogue do evento, foram abordados temas como os poderes políticos, os direitos e os deveres, ou o ordenamento do território.
Antes da finalização da sessão foi lido o comunicado de D. Duarte de Bragança aos participantes:
Constituição 2.0 – Uma Constituição tem que ser mais do que uma escritura feita por especialistas. Uma geração não é dona da História e não deve condicionar as gerações seguintes. Por isso, precisamos de uma nova Constituição interactiva, em nome do aprofundamento da democracia.
D.Duarte de Bragança

Mendo Castro Henriques, presidente da Direcção do IDP finalizou esta sessão de lançamento apontando que hoje marca o início de um projecto concebido para apoiar o desenvolvimento de uma cidadania activa em Portugal.
Sob o lema «A Nossa Constituição», a elaboração desta Constituição 2.0 segue agora online em http://constituicao.wikispaces.com/ e está aberta a todos os que queiram participar.
Ainda em 2009 estão previstos outros eventos/debate, nomeadamente em Universidades em vários pontos do país.
Blogue Oficial – Constituição 2.0: http://constituicao20.wordpress.com/

Fonte: http://www.somosportugueses.com/

Sem comentários: