terça-feira, 16 de dezembro de 2008

DOM DUARTE PIO DE BRAGANÇA INAUGURA EXPOSIÇÃO EM LAGOS
Sua Alteza Real, Dom Duarte Pio de Bragança vai estar em Lagos, hoje, dia 16 de Dezembro, para presidir à cerimónia de inauguração da exposição “Dom Carlos – Um Rei Constitucional”, a ter lugar pelas 16h00, na Fortaleza da Ponta da Bandeira.
Dom Carlos foi e ainda é uma figura ímpar da nossa história mais recente. Caricaturizado e denegrido por uns, amado por outros mas, até hoje, pouco conhecido nas suas mais diversas facetas. A pessoa, o artista, o cientista, o Rei.
O objectivo desta exposição, bem como do Ciclo de Conferências que terá lugar durante o mês de Janeiro, no Centro Ciência Viva, é o de nos dar a conhecer a realidade que envolveu esta personalidade da nossa história, agora que passam 100 anos sobre o seu assassinato a 1 de Fevereiro de 1908, bem como a sua ligação a Lagos, no decurso das suas investigações e pela ligação de familiaridade existente, pois o Cardeal D. José III, que o casou e baptizou os seus filhos, também conhecido por Cardeal Netto, era um lacobrigense.
Assim, a Câmara Municipal de Lagos associou-se à Comissão Dom Carlos 100 Anos para levar a bom porto esta iniciativa que se espera que traga novos olhares sobre uma personalidade que teve uma predilecção especial por esta cidade.
As campanhas oceanográficas levadas a cabo pelo Rei Dom Carlos, a bordo da embarcação Amélia, levaram-no à exploração da costa de Sesimbra e do Algarve, tendo fundeado regularmente na baía de Lagos e onde desenvolveu as suas observações sobre a pesca do atum.
As peças expostas foram gentilmente cedidas para esta exposição, por parte do Aquário Vasco da Gama, pela Associação Naval de Lisboa, pelo Clube Naval de Lisboa e por vários particulares que granjearam enriquecer esta iniciativa e que ilustram as várias facetas do Rei, especialmente a de investigador oceanográfico e artista.
A exposição vai estar patente até 16 de Janeiro de 2009.

Sem comentários: