sábado, 6 de dezembro de 2008

8 DE DEZEMBRO DE 2008
DIA DA PADROEIRA DE PORTUGAL
A Igreja Católica celebra a 8 de Dezembro o dia da Imaculada Conceição de Maria Santíssima. É uma festa que se situa no início do ano litúrgico, Tempo do Advento, iluminando o caminho da Igreja rumo ao Natal do Senhor.
Imaculada Conceição é um dos importantes títulos com que é venerada a Virgem Maria.
O dogma Imaculada Conceição de Nossa Senhora foi proclamado pelo Papa Pio IX, em 1854, com a bula Ineffabilis Deus, resultado da devoção popular aliada a intervenções papais e infindáveis debates teológicos.
Nos anos 700 esta celebração já existia no oriente. Em 1570, Pio V publicou o novo Ofício e em 1708 Clemente XI estendeu a festa, tornando-a obrigatória a toda a cristandade.
Em Portugal, o culto foi oficializado por D. João IV, filho de D. Teodósio e D. Ana Velasco, primeiro Rei da Dinastia de Bragança. Sendo um dos nossos feriados nacionais, de extrema importância para Vila Viçosa, uma vez que é lá que se encontra Nossa Senhora da Conceição.
Foi também em Vila Viçosa que D. João IV, filho dedicado e obediente da Santa Igreja e devotíssimo da Virgem da Conceição, perante a imagem de Nossa Senhora da Conceição ofereceu Portugal à Mãe Imaculada de Jesus, depondo a coroa real aos pés da Rainha do Céu que, doravante, seria também a Rainha de Portugal. A que era somente Padroeira de Vila Viçosa passou a ser Padroeira de Portugal.
D. João IV reconhecendo a protecção eficaz da Padroeira do Reino pela libertação do domínio francês, criou a ordem militar de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa.
Depois desse grande momento, os Reis seus sucessores nunca mais puseram sobre a cabeça a Coroa Real.
A grande peregrinação anual ao Santuário de Vila Viçosa celebra-se dia 8 de Dezembro, Solenidade da Imaculada Conceição, Padroeira de Portugal, sendo a Eucaristia às 11h presidida pelo Arcebispo de Évora, D. José Alves.

Santuário de Nossa Senhora da Conceição em Vila Viçosa. A imagem da Nossa Senhora da Conceição é do século XIV e feita em pedra. As vestes são do século XVIII. As pessoas da vila costumavam carregar outra imagem em procissão no dia 8 de Dezembro, porque a original é simplesmente pesada demais.
S.A.R., Dom Duarte é Grão-Mestre da Ordem de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa
Imagem de Nossa Senhora da Conceição oferecida em 8 de Dezembro de 2006, por SS.AA.RR., Os Duques de Bragança. Uma réplica da imagem original para as pessoas da vila carregarem em procissão. As roupas foram feitas por freiras.
Desde 2006, é esta a imagem de Nossa Senhora da Conceição, que sai sempre na procissão do dia 8 de Dezembro.
A procissão
-----------------------------
Descendentes da coroa portuguesa e monárquicos juntam-se em Vila Viçosa todos os anos, empunhando bandeiras azuis e brancas da Monarquia. No fim da missa depois da procissão, Dom Duarte, investe novos cavaleiros na Ordem de Nossa Senhora da Imaculada Conceição.
Neste momento em que resvalamos para os abismos da corrupção moral e cívica e da impiedade atéia, vamos pedir a Nossa Senhora, sob o título de Imaculada Conceição, Padroeira de Portugal, que proteja a Nação e a todos nós, da ruína moral para a qual a arrastam os inimigos de Deus e da civilização cristã. Que Nossa Senhora continue a protejer e abençoar a Família Real Portuguesa!
(Clique nas imagens para ampliar)

Sem comentários: