sexta-feira, 7 de novembro de 2008

EL-REI DOM CARLOS VAI SER HOMENAGEADO NA FEIRA DA GOLEGÃ

















A XXXIII Feira Nacional do Cavalo vai animar a vila ribatejana da Golegã de 07 a 16 de Novembro, com um vasto programa de âmbito equestre, complementado por múltiplas iniciativas de carácter cultural. Durante 10 dias a Golegã vai ser a grande montra do cavalo Lusitano reunindo, três certames que se desenrolam em paralelo: A Feira Nacional do Cavalo, em trigésima-terceira edição, a X Feira Internacional do Cavalo e a centenária Feira de são Martinho. Do programa constam concursos nas modalidades de Atrelagem, Equitação de Trabalho, Ensino, Equitação à Portuguesa, Horse-Ball e Saltos de Obstáculos, bem como a exibição da Escola Portuguesa de Arte Equestre e do Centro Equestre da Lezíria Grande.
Para além das demonstrações diárias das diversas funcionalidades do cavalo, a organização preparou um vasto programa cultural que engloba colóquios, exposições de pintura e o lançamento de livros de temática equestre.
O cartaz da feira deste ano representa o Rei Dom Carlos, de cujo regicídio passam cem anos, em 2008, vestindo o traje português de campo, montando um puro Sangue Lusitano e trajando à portuguesa. Homenagem merecida a um Rei tão amante das coisas portuguesas. Integrada nas comemorações do centenário do regicídio, estará patente no Pátio dos Singéis e Felícios, no Largo da Feira, uma exposição sobre a vida do Rei Dom Carlos, para além das funções governativas, com destaque para as suas actividades como oceanógrafo, pintor, desportista, amante da natureza, um diplomata e, para além de todas as qualidades que lhe são reconhecidas, era um exímio apaixonado pelo cavalo, um ilustre impulsionador pela arte equestre e tauromaquia.
O Rei Dom Carlos, foi Chefe de Estado desde 1863 a 1908, tendo sido brutalmente assassinado a 1 de Fevereiro 1908 no Terreiro do Paço em Lisboa, conjuntamente com o seu filho, o Príncipe
Dom Luís Filipe. Na passagem do centenário da sua morte, Dom Carlos vai ser recordado na vila da Golegã. Para o efeito está prevista a vinda de Dom Duarte Pio, Duque de Bragança, legítimo Herdeiro da Casa Real Portuguesa, na tarde do dia de São Martinho, a quem será atribuída a Cruz de Honra dos Romeiros de São Martinho, entregue pelo presidente da Câmara Municipal da Golegã, Veiga Maltez. A homenagem a Dom Carlos 100 anos, integra ainda a inauguração da Exposição Dom Carlos, um Rei Constitucional, de autoria do Prof. Rui Ramos, na sede da Associação Nacional de Turismo Equestre, à qual se seguirá uma Palestra/Jantar, no Restaurante Lusitanus, “Dom Carlos e o Cavalo”, pelo Coronel José Henriques, à qual se seguirá um espectáculo em honra à memória de Dom Carlos, por José Cid.
(Clique nas imagens para ampliar)
http://radio.cidadetomar.pt/noticia.php?
http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/Vida/Interior.aspx?content_id=115796
http://www.omirante.pt/index.asp?idEdicao=54&id=24937&idSeccao=544&Action=noticia
Programa:
http://www.cm-golega.pt/NR/rdonlyres/4FEAA596-A274-4B05-9118-A6CBE12BE1CB/0/Prog_FNC_20_10_08c.pdf

Sem comentários: