terça-feira, 31 de janeiro de 2012

A ÚLTIMA NETA DE UM REI QUE ESTÁ VIVA, FAZ HOJE 100 ANOS!

Sua Alteza Sereníssima Dona Maria Adelaide Manuela Amélia Micaela Rafaela de Bragança van Uden, nascida em 31 de Janeiro de 1912, em St. Jean de Luz (França). Foram padrinhos de Baptismo El-Rei Dom Manuel II e S.M., A Rainha Dona Amélia.
É a diferentes títulos, uma Senhora excepcional, uma Princesa que pautou toda a sua existência pelo serviço e a doação aos outros.
A última filha de Dom Miguel II e neta d'El-Rei Dom Miguel I, viveu sempre tão perigosamente e desagradando mesmo a alta sociedade portuguesa que a considerou sempre pouco adequada a uma pessoa da sua condição, que o seu depoimento tem obrigatoriamente um peso exemplar, pelo humanismo e coragem. “Dona Maria Adelaide de Bragança, a Infanta Rebelde”, presenciou duas guerras mundiais e participou activamente na resistência contra os nazis. Foi presa e condenada à morte por fuzilamento. Salazar interveio e reclamou a libertação da Infanta presa, concedendo-lhe passaporte diplomático.
É nessa atmosfera de fim de guerra que conhece o médico holandês Nicolaas van Uden com quem viria a casar.
No pós-guerra, com o fim do banimento do ramo miguelista, veio para Portugal já casada e aqui deixou uma obra de solidariedade e assistência digna de nota. Criou a Fundação D. Nuno Álvares Pereira, de apoio a mães pobres em fim de gravidez e às crianças até à puberdade, que desapareceu a seguir à revolução de Abril.

"(...)Ter fé, facilita muito o fim da vida". - Dona Adelaide de Bragança van Uden

São estas as pessoas, de actos e não só de palavras, que salvam a humanidade. São estas pessoas que merecem subir aos altares dos que crêem e aos pedestais daqueles que não crêem. A Infanta Dona Adelaide, cujo aniversário centenário se celebra hoje, é merecedora da nossa humilde e insignificante gratidão. Será, talvez, a mais Importante Portuguesa viva. Ao pé dela, milhões de "misseiros" e "água-benteiros" não passam de caricaturas. A Infanta é, exactamente, a Imitação de Cristo.

Os meus sinceros parabéns minha Senhora por este século de vida, que Deus a guarde e Lhe conceda muita saúde e muitas alegrias!

5 comentários:

Anónimo disse...

É a primeira vez que aqui venho, e muito me alegro em saber do centenário de S.A. Dona Maria Adelaide de Bragança van Uden. Os meus sinceros parabéns, e votos de uma vida em plenitude que certamente teve.
Que Deus nos conceda a todos a alegria de ver S.A. A Infanta Dona Maria Adelaide de Bragança van Uden envolta de saúde e felicidade.

Nuno Miguel Campos Monteiro

Anónimo disse...

Os meus sinceros parabéns à Senhora Infanta D. Maria Adelaide.
Sinceramente sinto uma enorme admiração por esta grande senhora com uma história de vida única e singular.
Parabéns Alteza.Com votos de muita saúde e alegria.
Cumprimentos.

Maria José Silveira-Machado disse...

Os meus cumprimentos pelo aniversário natalício de S.A., a Infanta Senhora Dona Maria Adelaide de Bragança Van Uden. Que Deus a guarde!!!!!!
Maria José Silveira-Machado

Maria Menezes disse...

Muito obrigada pelas vossas visitas. As vossas mensagens irei fazê-las chegar a S.A., A Infanta Dona Maria Adelaide.
Bem hajam a todos!

David disse...

Feliz Aniversário! É uma família que se preocupa mais perfil e sempre bem vestido. Eu sou da Argentina e eu gosto de aprender Português, mas o Brasil está perto então aqui eu vou fazer alguns cursos e eu alugamos uma casa na viva real