Jantar de Reis promoveu produtos e comércio locais
A promoção dos produtos regionais e locais e do comércio tradicional foi o tema de relevo do jantar de Reis promovido, no sábado à noite, no Bom Jesus. Festa contou com a presença do arcebispo primaz, D. Jorge Ortiga, e o Duque de Bragança, Dom Duarte.
Manuel Beninger, presidente da Comissão de Organização do Jantar de Reis, destacou a importância da presença de várias confrarias nacionais, associações e empresas locais que apresentaram uma exposição e respectiva degustação de produtos regionais e locais, bem como do comércio tradicional.
Para além deste momento festivo, foram temas de reflexão o impacto dos produtos regionais e locais no mundo rural de hoje. Os produtos locais e regionais e a sua transformação associada a valor acrescentado para a economia portuguesa, tanto no emprego como no turismo nacional, bem como a actividade comercial com o artesanato português, como presença viva da herança cultural e matriz da nossa identidade foram outros temas em cima da mesa. Mas o encontro não se ficou por aqui. O resgate das vocações regionais, a preservação das culturas locais e a formação de mentalidades empreendedoras dos artesãos para as actividades económicas, responsáveis pelo desenvolvimento e sustentabilidade das cidades foi ainda tema de destaque.
O arcebispo primaz, D. Jorge Ortiga aproveitou para transmitir uma mensagem de esperança e boa ventura para Portugal.
A exaltação às tradições portuguesas com a defesa dos produtos regionais e do comércio tradicional foi proferida, entretanto, por Dom Duarte, Duque de Bragança.
Jornal "Correio do Minho" de 09 de Janeiro de 2012
Retirado daqui
-------------------------------------
Jornal de Notícias de 09 de Janeiro de 2011
---------------------------------
Jornal "Diário do Minho" de 09 de Janeiro de 2011
-------------------------------
Dom Duarte Pio: "É imperioso que haja uma rede de pequenas empresas organizadas"O detentor do título de Duque de Bragança e representante máximo da Monarquia Portuguesa na actualidade, Dom Duarte Pio, é o mais recente defensor e embaixador da certificação das tradições artesanais minhotas, que a Adere-Minho tem promovido, nos últimos anos. O Monarca marcou presença, em Soutelo, na sede da Associação de Desenvolvimento Regional, no passado sábado, onde revisitou parte da história do artesanato minhoto, tendo passado pelo viveiro de artesanato, com a explicação, por parte dos responsáveis da Adere-Minho, de muitas das artes e ofícios em destaque para os produtos com selo da certificação, nomeadamente os Lenços de Namorados do Minho, a Olaria e Figurado de Barcelos, o Bordado de Guimarães e o Bordado de Viana do Castelo.
Na ocasião, Dom Duarte defendeu que “as grandes empresas são importantes para a economia, mas é imperioso que haja uma rede de pequenas empresas organizadas e, nesse contexto, o trabalho da Adere-Minho é muito válido”. Por sua vez, a direcção da Adere-Minho enalteceu o trabalho defendido por Dom Duarte, agraciando-o com oferta de um Lenço de Namorados do Minho certificado (réplica original de 1912), bordado pela artesã Rosa Lopes. Também o vereador da Cultura do Município de Barcelos, César Pires, marcou presença e ofereceu uma peça certificada do Figurado de Barcelos, da autoria do artesão Manuel Macedo.
Desafiado a abrir o próximo ciclo de conferências de Soutelo, intitulado 'Fazer futuro no Minho', o representante máximo da monarquia, em Portugal, sugeriu a temática da defesa das paisagens, visto que “o Minho é uma das zonas mais belas do país”.
Terras do Homem, 09 de Janeiro de 2012
Sem comentários:
Enviar um comentário