É uma das mais antigas de Portugal e a «única» do período moçárabe
A igreja de São Pedro, em Lourosa, com 1100 anos, é uma das mais antigas de Portugal e é a «única igreja moçárabe em Portugal», afirmou o pároco, padre Higino Tchikala, em declarações à Renascença.
O espaço, caracterizado pela quase total ausência de imagens e pinturas, tem arcadas de pedra e a pia batismal original ainda se pode ver. No interior os arcos em ferradura recordam que os árabes dominaram a região entre o século XVIII e XI. Uma inscrição numa pedra remete para o ano 912. No exterior as sepulturas nas rochas também chamam a atenção.
«São vários os pontos de interesse desta igreja», monumento nacional, assinala o site do Igespar.
O início das celebrações jubilares ocorreu este domingo, 15 de janeiro, com uma missa às 11h00 presidida pelo bispo de Coimbra, D. Virgílio Antunes. Antes houve uma arruada e às 15h30 realizou-se um concerto.
O programa comemorativo inclui eventos religiosos e culturais, como a celebração de uma “missa gregoriana”, ciclos de conferências, concertos de música medieval, exposições de pintura e fotografia, além de uma “feira moçárabe”, entre outras atividades.(...)
Ler o artigo todo na snpcultura
Sem comentários:
Enviar um comentário