segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

AINDA HOJE SOFREMOS AMARGAMENTE

Foi como uma profecia, pois ainda hoje sofremos amargamente este desvario do 5 de Outubro de 1910. Se haviam erros, deveriam ser corrigidos, pois não se corrigem erros com erros ainda mais graves e traidores, e nunca se salta do sal para a salmoura!
Churchil quando se referiu à expulsão do nosso jovem Rei D. Manuel II, disse:
"WH...AT AN ITELIGENT AND DINAMIC YOUNG KING. I JUST CAN NOT UNDERSTAND THE PORTUGUESE, THEY HAVE COMMITED A VERY SERIUOUS MISTAKE WHICH MAY COST THEM DEARLY, FOR YEARS TO COME."
Churchil convidava-O regularmente para conversar com o Rei, pois dizia Churchil, what a pleasure to have Him as our guest.
No exílio todos gostavam do nosso jovem Monarca, não admira, pois tinha uma preparação académica como poucos, e veja-se:
ESCOLARIDADE DE D. MANUEL II:
A partir dos 12 anos, Dom Manuel II, foi acompanhado pelo perceptor de seu irmão Franz Keraucsh que passou a dirigir os seus estudos, que então se iniciaram. Nesta primeira fase foram professores de Dom Manuel o coronel Carlos Adolfo Marques Leitão , ex-director da Escola Marquês de Pombal, para as ciencias matemáticas; o Reverendo Damasceno Fiadeiro, o Capelão de Santa Justa e Rufina, para a história de Portugal, o Padre Manuel Frutuoso, o dominicano que seria Bispo de Portalegre, para a religião e moral; Edouard Boyé de Pascal, para a língua e literatura francesa e Alfred King para a língua e literatura inglesas. O ensino para literatura alemã e latina esteve a cargo do próprio Fraz Kerausch. A partir de 1904, o Infante iniciou os estudos de História Universal tendo como professor o Capitão Manuel Maria de Oliveira Ramos, crítico de arte, musicólogo e jornalista, mais tarde professor da Faculdade de letras de Lisboa, que também lhe ministrou lições de literatura portuguesa.
No entanto em Portugal(Lisboa), os republicanos expulsaram-no como se de um cão tinhoso se tratasse......
Viva a República?

Sem comentários: