sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

AFINAL, NÃO EXISTE SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA

S.A.R. o Duque de Bragança e Nuno Miguel, João Diogo e Filipa Camila Castelo Branco Vasconcelos Faria
S.A.R., Dom Duarte de Bragança e os dois irmãos Nuno e Miguel Castelo-Branco
 O Tratado de Aliança celebrado entre os Reis D. Manuel I e Ramatibodhi II do Sião, foi hoje comemorado com uma grandiosa exposição na Biblioteca Nacional.  Em representação do Portugal eterno esteve Sua Alteza Real o Senhor D. Duarte de Bragança, descendente do Venturoso. Também marcou presença o último Governador-Geral do Império, o General Rocha Vieira. Inúmeras entidades ligadas à cultura participaram no evento, embora o grande ausente tenha sido o Estado português. Do Sr. Secretário de Estado Viegas, não se vislumbrou nem um pelo da mosaica barbicha, tão ocupado deve andar com celestes problemas, decerto muito mais relevantes do que o reconhecimento do primeiro Tratado de estabelecimento de relações diplomáticas entre uma potência europeia e um reino asiático. Coisa de somenos importância, levando o governo a faltar quando não pode, nem deve fazê-lo.
Uma primeira edição de Os Lusíadas entre outros livros preciosos, documentação diplomática, selos de validação siameses, o Tratado de Amizade e Comércio entre Portugal e o Sião (1859), fotografias inéditas, um esplendoroso uniforme do Embaixador Melo Gouveia, fotografias raras e os originais de todos os Tratados celebrados nos séculos XIX e XX, entre muitos outros exemplos de um espólio sem igual, tornam esta exposição obrigatória. O catálogo organizado por António Vasconcelos Saldanha e Miguel Castelo Branco, é a maior reunião jamais feita de documentos e manuscritos cartográficos. Esta exposição seria impossível de organizar por qualquer outra potência europeia, numa relação antiga entre Estados que o Embaixador da Tailândia fez questão em sublinhar. Ao público foi também servida uma mostra da culinária tailandesa e o evento contou ainda com danças tradicionais daquele país. - Estado Sentido
Miguel Castelo-Branco, Vitor Vladimiro Ferreira e António Vasconcelos Saldanha
S.A.R., Dom Duarte, Nuno Castelo Branco e Pedro Quartin Graça
S.A.R., Dom Duarte, Nuno Castelo-Branco e familiares e à esquerda, Pedro Quartim Graça

3 comentários:

Combustões disse...

Obrigado pela divulgação desta exposição e respectivo catálogo, produto do empenho quase militante pela única causa por que vale os sacrifícios e canseiras: Portugal.
A presença de SAR o Senhor Dom Duarte foi, sem dúvida, o grande momento do evento.

Combustões disse...

Foi um dia memorável e a honra para todos nós foi a presença de SAR.

Maria Menezes disse...

Parabéns Miguel por essa belíssima exposição. Infelizmente não deu para ir mas adorei saber que o nosso Rei foi o alvo das atenções nesse dia e bem recebido com todas as honras pelos tailandeses.
Achei uma ternura a foto em que estão a oferecer uma especialidade tailandesa a S.A.R., Dom Duarte e uma das tailandesas está com as mãos juntas em gesto de prece e respeito para com o Herdeiro do Trono de Portugal. Ainda bem que a "republicanagem" não estava representada. Não fizeram falta nenhuma. A inauguração estava bem entregue ao nosso Rei.