sexta-feira, 17 de outubro de 2008

HOMENAGEM A DOIS COMANDANTES HONORÁRIOS DO BATALHÃO DO REAL COLÉGIO MILITAR




















Príncipe Dom Luiz Filipe com o uniforme do Real Colégio Militar

O Rei Dom Carlos e Seu Filho O Príncipe Real Dom Luiz Filipe, ambos Comandantes de Batalhão Honorários do Real Colégio Militar, foram assassinados no dia 1 de Fevereiro de 1908, no Terreiro de Paço. Decorridos 100 anos da morte de ambos, a Fundação D. Manuel II, presidida por outro Antigo Aluno, S.A.R., O Senhor Dom Duarte de Bragança, (Nº 97 de 1960), constituiu uma Comissão (Comissão Dom Carlos 100 Anos) que integra várias personalidades com destaque em diversos campos da vida nacional, entre os quais alguns outros Antigos Alunos, para desenvolver um conjunto de acções que projectem, na actualidade, o pensamento daquele Chefe de Estado em várias áreas em que se destacou. A figura do Rei Dom Carlos e do Príncipe Real ficaram indissoluvelmente ligadas ao Real Colégio Militar, não só através da memória que deles se conserva, mas também, pelos símbolos que permanecem bem vivos quer na vida quotidiana colegial quer em cerimónias tradicionais como são exemplos: o Teatro oferecido ao Real Colégio pelo Rei no 1º Centenário da sua Fundação e que, ainda hoje, mantém o nome do Príncipe Dom Luiz Filipe, onde se encontra, uma fotografia do Príncipe galhardamente fardado. Foi inaugurado no dia 28 de Setembro de 1865. Dom Carlos foi, ao contrário de outros Monarcas, uma figura muito ligada ao Exército. Como Comandante de Batalhão Honorário do Real Colégio Militar, a sua memória continua a ser evocada anualmente: até hoje, a cerimónia de abertura solene do ano lectivo do Real Colégio Militar, é marcada pela entrega da espada do Rei Dom Carlos ao novo Comandante de Batalhão.

No dia 21 de Outubro de 2008, a Comissão Dom Carlos I irá homenagear El-Rei Dom Carlos I e Príncipe Dom Luís Filipe, no Real Colégio Militar com o seguinte programa:

17H00 – Recepção
17H15 – Sessão de Abertura
17H30 – “O Rei D. Carlos e o Príncipe Real D. Luís Filipe” - Dr. Rui Ramos, Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa
18H00 – “Os últimos dias da vida do Rei D. Carlos e do Príncipe Real D. Luís Filipe” - Dr. Miguel Sanches de Baêna, Centro de História da Universidade de Lisboa.
18H30 – Visita à exposição “D. Carlos, um Rei Constitucional” e à mostra de objectos pessoais do Rei D. Carlos e do Príncipe Real.
19H00 – Descerramento da lápide evocativa do Rei D. Carlos e do Príncipe Real D. Luís Filipe oferecida pela Comissão D. Carlos 100 Anos.

Programa: http://www.dcarlos100anos.pt/









Guião, oferecido pelo Rei Dom Carlos I, Brasão e Barretina do Real Colégio Militar

Podem visitar o Real Colégio Militar juntamente com S.A.R., Dom Duarte de Bragança neste vídeo:

Saiba mais sobre o Real Colégo Militar: http://www.colegio-militar.com/historia/fundador.html

Sem comentários: