sexta-feira, 19 de setembro de 2008

A INFANTA QUE DEU INÍCIO AO PACTO DE PARIS
S.A., A Infanta Dona Aldegundes de Jesus Maria Francisca de Assis e de Paula Adelaide Eulália Leopoldina Carolina Micaela Rafaela Gabriela Gonzaga Inês Isabel Avelina Ana Estanislau Sofia Bernardina de Bragança, nasceu em Bronnbach a 10 de Novembro de 1858 e faleceu em Guten, a 15 de Abril de 1946. Foi uma Infanta de Portugal. Quinta filha do deposto Rei Dom Miguel I de Portugal e de sua consorte, Dona Adelaida de Lowenstein-Wertheim-Rosenberg. A Infanta Dona Aldegundes, Princesa de Parma e Condessa de Bardi pelo casamento, recebeu também na ocasião, o título de Duquesa de Guimarães. No dia 15 de Outubro de 1876, em Salzburgo, casou com Dom Henrique de Bourbon-Parma, Conde de Bardi, e era o segundo filho do Duque Carlos III de Parma. Não tiveram filhos.
Dada a menoridade do Príncipe Dom Duarte Nuno de Bragança, (Pai de Dom Duarte Pio) Seu sobrinho, coube-lhe a responsabilidade da tutela política.
Esta Senhora, exemplo de Mulher portuguesa de fibra e de convicções, lutou continuadamente pelos direitos do Seu Sobrinho, sendo em grande parte Sua a iniciativa do chamado Pacto de Paris, de 17 de Abril de 1922, que pretenderia complementar o espírito do Pacto de Dover, de 30 de Janeiro de 1912, sobre a regulação da sucessão de Dom Manuel II - de cujo matrimónio, que durava há quase uma década, continuava a não haver filhos. A Infanta Dona Aldegundes de Bragança, nesta foto, a poucos meses de fazer 87 anos, revê-se no pequeno Príncipe, Dom Duarte Pio, como o garante da continuidade de uma Família secular. Como faleceu a 15 de Abril de 1946, não chegou a assistir ao primeiro aniversário do Seu Sobrinho-Neto.
-----------------
Texto do livro Família Real de Eduardo Nobre.
Foto tirada por Dom Duarte Nuno de Bragança.

Sem comentários: