quarta-feira, 25 de junho de 2008

A ESTREIA DE S.A., A INFANTA MARIA FRANCISCA COMO DAMA DE HONORDiana Álvares Pereira de Melo, e o Príncipe Charles-Philippe d’Orléans, casaram-se no dia 21 de Junho 2008 na Sé Catedral de Évora, perante convidados, vindos de várias partes do mundo, entre os quais se destacavam importantes membros da realeza. A noiva entrou na igreja acompanhada por S.A.R., Dom Duarte de Bragança, seu Padrinho de Baptismo. A cerimónia religiosa foi presidida pelo Arcebispo Emérito de Évora, D. Maurílio Jorge Quintal de Gouveia, pelo Padre Girault da Cadetral de Orleans e pelo Padre Senta Coelho da Casa Ducal do Cadaval. Diana do Cadaval e Charles d’Orléans tiveram 16 padrinhos de casamento, entre eles, S.A.R., Dona Isabel, Duquesa de Bragança, o Príncipe Jean de França, Duque de Vendôme, primo do noivo e herdeiro da casa real de França, o Príncipe François d’Orléans, irmão do noivo, Alexandra do Cadaval, irmã da noiva, o Duque de Feria e a Condessa Cornélia Brandolini d’Adda, prima da noiva. Após a missa, seguiu-se um cocktail na Pousada dos Lóios e um almoço no Palácio das Cinco Quinas, propriedade dos Duques do Cadaval. Durante o almoço, foi oferecido a todos os convidados um leque azul e branco com os nomes dos noivos.


S.A.R., Dom Duarte e a Infanta Maria Francisca a caminho das carruagens

















S.A.R., Dona Isabel de Herédia entrou na Igreja com o Príncipe de Marrocos


































Príncipe da Beira, S.A.R. Dom Afonso de Bragança
SS.AA., Infantes Dom Henrique e Dom Miguel com a Condessa Pilar de Espanha
A charrete que transportou a Infanta Maria Francisca S.A.R., Dom Duarte e noiva chegaram num coche escoltado pela GNR A Infanta Maria Francisca com o grupo das damas de honor e pajens S.A.R., Dom Duarte levou a noiva ao altar Durante a cerimónia religiosa Neste casamento, Os Duques de Bragança, estiveram sempre na "linha da frente..." Foto de Família: Duques de Bragança, Duquesa Claudine, os noivos, Príncipes de Paris e Condes de Paris





























Vídeos: http://aeiou.caras.pt/CarasTV/Pages/CasamentoDianaCadavalEntrada.aspx



INSTITUTO DA DEMOCRACIA PORTUGUESA
O IDP surge como organização da sociedade civil que congrega pessoas independentes e pessoas com filiação em partidos de todo o espectro político.
Estão definidas as linhas da actuação inicial: o Debate Ibérico e como Portugal só tem vantagens em ser independente na Península; as condições de Segurança Humana, cada vez mais prementes num mundo em que globalização já ofereceu tudo o que tinha para oferecer; os interesses e os afectos comuns da Lusofonia; e o Ordenamento das Áreas Metropolitanas de Lisboa e do Porto.
O IDP promoverá eventos de várias ordens, numa tentativa de permitir que a sociedade tenha uma voz audível na resolução das grandes questões nacionais
.
Tem como Presidente de Honra, S.A.R., Dom Duarte de Bragança e como Presidente da Direcção, Prof. Mendo de Castro Henriques.
Fonte: http://idp.somosportugueses.com/

sábado, 21 de junho de 2008

DOM DUARTE PIO LIGADO A GAIA
Dom Duarte Pio de Bragança esteve no Centro Hospitalar de Gaia/Espinho, na urgência pediátrica, onde distribuiu presentes, autógrafos, sorrisos e muita simpatia às crianças e adultos que o cumprimentavam curiosos pela sua presença neste Hospital.
O dia da criança comemorado no dia 1 de Junho “estava em Munique num casamento de um familiar”, explicou a sua presença que assinalou, de alguma forma, o Dia da Criança no dia seguinte “todos os dias são dias da criança”, e Dom Duarte mostrou que está habituado a lidar com elas ou não tivesse três filhos com quem partilha muito do seu tempo.
O Hospital Eduardo Santos Silva, agora denominado Centro Hospitalar Gaia/Espinho, “tem uma história muito bonita, foi construído por uma subscrição pública da Rainha Dona Amélia”. A história, considerou, “tem sido esquecida”, por isso gostou muito de ver um quadro a óleo, um retrato de Dom Manuel II do pintor Veloso Salgado, como parte da preservação da história.
Dom Duarte que viveu em Gaia, mais precisamente na Quinta da Bela Vista, em Coimbrões, até aos oito anos diz-se “contente por o novo Hospital ficar neste local, seria uma pena transformar esta área numa outra coisa qualquer”, admirando a mancha verde que envolve o Centro Hospitalar.
Fonte: "A Voz de Gaia" - 04.05.2008

quinta-feira, 19 de junho de 2008

RAINHA DONA MARIA PIA, O ANJO DA CARIDADE
A Direcção da Real Associação de Lisboa, e o Presidente da Casa de Trás-os-Montes e Alto Douro, têm a honra de convidar todos os interessados para a apresentação do livro “Maria Pia, Rainha Mulher”, da autoria de José Manuel Pavão e João Cerqueira que terá lugar na Biblioteca do Palácio da Ajuda, dia 24 de Junho de 2008 pelas 17h30 horas. A apresentação do livro será feita pelo Exmº Senhor General António Ramalho Eanes.
As figuras do Rei D. Luís I e da Rainha D. Maria Pia estarão representadas respectivamente por Vasco Saldanha e Emanuelle Afonso.
Maria Pia de Sabóia veio para Portugal aos 14 anos, em 1862, para casar com o Rei D. Luís. Filha do primeiro rei da Itália unificada, Victor Emanuel, e mãe de D. Carlos, o penúltimo monarca português, Maria Pia morreu em Itália em 1911, com 64 anos. Os seus restos mortais encontram-se no panteão da família de Sabóia na Basílica de Superga (arredores de Turim) e quando vierem para Portugal serão depositados no Panteão Real, na Igreja de São Vicente de Fora, em Lisboa.
Fonte: http://www.real-abranches.blogspot.com/
UM REI ATENTO E PREOCUPADO
Dom Manuel II foi um monarca «atento, preocupado, cauteloso, mas não um tonto, piedoso e orientado pela mãe», como acusavam os republicanos, sustenta a historiadora Maria Cândida Proença, autora de uma biografia do último Rei de Portugal.
«Dom Manuel II era um moderador, cauteloso sem dúvida, e profundamente preso ao juramento que fizeram à Carta Constitucional, a 06 de Maio de 1908, quando assumiu a coroa», disse a investigadora Maria Cândida Proença à agência Lusa.
A historiadora afirmou que o monarca «não era o tonto que a propaganda republicana pretendeu fazer dele», e lamentou o facto «da sua personalidade e acção serem pouco conhecidas dos portugueses que fazem dele uma outra ideia». A sua curta acção política como soberano, de 1908 a 1910, «demonstra preocupação com o país».
«Estudava as pastas até altas horas da noite, e era atento à situação política, pois tentou travar o avanço republicano, ao fazer uma aliança com os socialistas, procurando cativar para a Coroa as massas populares e o operariado».
Para esta biografia que levou cerca de seis meses a concretizar, a historiadora utilizou dois fundos documentais inéditos, o espólio de Dom Manuel II e o que se encontra depositado na Associação Cultural da Casa de Sabugosa e S. Lourenço.
«Estes documentos dão, por exemplo, novas pistas relativamente ao Pacto de Dover que estabelece a pretensão ao trono [assinado em 1912 pelos dois ramos da família de Bragança]».
Relativamente a esta biografia, agora editada pela Temas & Debates, Maria Cândida Proença afirmou que procura «ser esclarecedora relativamente à ideia feita do monarca pela propaganda republicana, traz novos dados da sua atitude política durante o exílio em Inglaterra, e a sua acção na Cruz Vermelha Internacional».
«Dom Manuel tinha um grande amor a tudo o que era português e teve sempre em primeiro plano os interesses patrióticos e dos portugueses, e não os seus», acrescentou.
Dom Manuel II assumiu a trono aos 18 anos, após o assassinato do pai, o Rei Dom Carlos, e o seu irmão mais velho, Dom Luís Filipe, a 01 de Fevereiro de 1908, interrompendo a sua carreira naval à qual estava predestinado.
A 04 de Setembro de 1913 casa em Singmaringen (Alemanha) com a Princesa Augusta Vitória de Hohenzollern-Sigmaringen, sua segunda prima, pois ambos eram bisnetos da Rainha Dona Maria II e do Príncipe Consorte Dom Fernando. O Rei morreu a 02 de Julho de 1932 em Twickenham (Inglaterra) não deixando descendentes, assumindo a pretensão ao trono, de acordo com o Pacto de Dover, Dom Duarte Nuno de Bragança, neto de Dom Miguel I.

terça-feira, 17 de junho de 2008

DOM DUARTE EM SINES NAS COMEMORAÇÕES DO CENTENÁRIO DA MORTE DO REI DOM CARLOS I Visita de S.A.R., Dom Duarte ao Castelo de Sines onde Vasco da Gama nasceu.
- Clicar na imagem para ampliar -
Sines acolhe, entre 5 e 20 de Junho, um conjunto de iniciativas no âmbito das comemorações do centenário da morte do Rei Dom Carlos. As comemorações são promovidas pela Comissão Dom Carlos 100 anos, - http://www.dcarlos100anos.pt/index.php?id_menu=2 - com o apoio da Câmara Municipal de Sines, da Administração do Porto de Sines, da Associação Naval de Lisboa e do Clube Naval de Lisboa.
S.A.R., Dom Duarte, no dia 14 às 11h45, visitou o Porto de Sines, às 13h00 – Almoço oferecido pela APS, às 15h00 – Visita à Exposição” Dom Carlos e o Mar”, às 16h00 – Visita às obras de recuperação do Castelo de Sines, onde nasceu Vasco da Gama, às 17h00 - Visita à Exposição do Tesouro da Senhora das Salas e às 19.30 – Jantar festa no Castelo, com entrega de prémios.
ENTREVISTA AO RÁDIO CLUBE
No passado dia 9 de Junho de 2008, às 10h00, S.A.R., Dom Duarte de Bragança, foi entrevistado pelo jornalista João Adelino Faria, no programa "Minuto a Minuto" do Rádio Clube Português. Como sempre, foram abordados os temas da actualidade, assim como vários assuntos a nível nacional e internacional.
Mostrou que está a par, e bem informado da "panorâmica" em que se encontra Portugal, dando como exemplo as Monarquias Europeias como países mais desenvolvidos.
Uma excelente entrevista! E não há dúvida que se seguissem o que S.A.R., tem dito nas rádios, nos jornais e nas revistas, este país andava um pouco melhor. Uma autêntica entrevista de Chefe de Estado! Temos Rei!

segunda-feira, 16 de junho de 2008

DOM DUARTE SERIA UM BOM REI
Clicar nas imagens para ampliar
Uma entrevista "desempoeirada e frontal", onde Dom Duarte explica o que Portugal ganharia se fosse Rei. Deus permita que seja para breve para que Portugal possa recuperar os anos perdidos de república.
Fonte: "Revista Mais Alentejo nº 83" de 05-06-2008
PORTUGUESES DE CORPO E ALMA
O Projecto Realistas dá a conhecer a vida de várias personalidades que se distinguem pela sua dedicação a Portugal e que, entre os seus princípios e convicções, está a defesa da Monarquia Portuguesa. Realistas, portanto. Um novo espaço dedicado à discussão e divulgação do País em ambiente monarquico. O passado, o presente e muito particularmente o que pode esperar Portugal do futuro, são os temas dominantes a par com a divulgação dos mais ilustres portugueses que lutaram e lutam, por um melhor Portugal.
O PRIMEIRO "THINK TANK MONÁRQUICO"

Com o intuito de reforçar a independência da sociedade civil portuguesa nos importantes debates que se avizinham, em Portugal e na União Europeia, e nos espaços Atlântico e Lusófono, Somos Portugueses.com é um portal na Internet que apresenta pontos de vista e propostas de acção sobre assuntos prioritários da vida nacional. Nascido da comunidade criada em torno do Blogue das Causas, o Somos Portugueses alia pessoas dos mais variados quadrantes políticos e profissionais, apresentando-se como democrático, supra-partidário e não confessional. A partir deste portal, serão lançadas iniciativas de publicações, relatórios, promoção de eventos, debates organizados, etc.

Fonte: http://www.somosportugueses.com/modules/icontent/index.php?page=10

domingo, 8 de junho de 2008

Estou de partida para alguns dias de férias... Adeus a todos e até ao meu regresso!

sexta-feira, 6 de junho de 2008

ENTREGA DO TROFÉU EL-REI DOM CARLOS I Realizou-se nos dias 1,2,3 e 4 de Maio 2008

quarta-feira, 4 de junho de 2008

PRESENÇA DE S.A.R., DOM DUARTE NO DIA 10 DE JUNHO
Como habitualmente, S.A.R., O Senhor Dom Duarte, participará nas Comemorações do 10 de Junho porque Dom Duarte também foi ex-combatente e Serviu a Pátria. A Comissão Executiva do Encontro Nacional de Combatentes de 2008, têm o prazer the convidar todos os interessados a participarem nas Comemorações do Dia de Portugal e na homenagem à memória de todos quantos, ao longo da nossa história, chamados um dia a Servir, tombaram no campo da honra, em qualquer época ou ponto do globo. As cerimónias de correrão na Igreja dos Jerónimos e junto ao Monumento aos Combatentes do Ultramar, em Belém, Lisboa, e serão marcadas pelo espírito de fraternidade lusófona e pela elevação e dignidade do único propósito que as enforma, que é celebrar a Pátria e honrar os nossos mortos.
Igreja dos Jerónimos:
10H30 - Missa por intenção de Portugal e de sufrágio pelos que tombaram pela Pátria.
Monumento aos Combatentes:
11h30 - Concentração no Monumento.
12h00 - Cerimónia inter-religiosa (Católica e Muçulmana).
12h10 - Discurso alusivo pelo Prof. Doutor César das Neves.
12h20 - Homenagem aos mortos e deposição de flores.
12h45 - Hino Nacional (cantado por Dany Silva acompanhado por elementos da Selecção Nacional de Râguebi e por todos os presentes). 12h50 - Passagem de meios aéreos da Força Aérea Portuguesa.
13h00 - Salto de Pára-quedistas.
13h15 - Almoço - Convívio (pode ser adquirido no local).
Opção pelo Rei?! Por que razão existem Combatentes na procura de um melhor sistema de governação?
Quando, os que dizem que governam em nome do Povo, não reconhecem os valores prestados, pelos que os defendem.
Quando não dignificam, aqueles que ofereceram as suas vidas.
Quando não dignificam aqueles que sofreram nas Guerras.
Quando não dignificam aqueles que são portadores de doenças, causadas pela Guerra.
Quando não os reconhecem e cuidam no fim de vida.
O que devemos pensar e questionar? Como agir?
Estamos a ser bem dirigidos pelos que dizem que nos governam? Não! Com toda a certeza que não – é a resposta de todos.
Podemos reconhecer, aqueles que não reconhecem, os que defendem o Povo Pátrio que os elege? Também não! Não os podemos reconhecer - é a voz dos que conhecem a razão.
Que podemos concluir? Que todo este sistema que nos tem estado a governar, não foi capaz. Que o seu sistema de governação, se desacreditou, porque não cumpriu e se afundou.
http://www.combatentesporportugal.org/destaques.htm
(Clicar nas imagens para ampliar)
HINO DE PORTUGAL

segunda-feira, 2 de junho de 2008

INAUGURAÇÃO DO SISTEMA DE LUZ NO HIPÓDROMO
Lux, Maio 2008 (Clicar na imagem para ampliar)
Espero que esteja para breve S.A.R., carregar no botão e "dar à luz" a Portugal inteiro!