domingo, 7 de outubro de 2012

CENSURA REPUBLICANA É A VERGONHA DESTE REGIME

Cartaz de Manuel Beninger
---------------------------

RECLAMAÇÃO I
Como forma de protesto à Censura à comunicação de S.A.R., Dom Duarte Pio de Bragança, ontem no dia 5 de Outubro de 2012, no Palácio da Independência, enviei a seguinte mensagem para a SIC Notícias:
" Hoje, exactamente no dia em que a SIC faz 20 anos de emissão, desejo a todos que continuem a efectuar o excelente trabalho que têm feito, assim sendo, os meus sinceros parabéns, no entanto, cabe-me fazer um ligeiro e grande reparo, ontem no Palácio da Independência, Dom Duarte Pio de Bragança, efectuou um excelente discurso dirigido aos portugueses, colocando a Instituição Real como alternativa para Portugal, seguindo o lema: "servir e não servir-se". Gostaria de saber se a estação SIC, partilha os mesmos sintomas de regime com censura e falta de liberdade, ao não transmitir a mensagem proferida, exactamente no dia em que comemoram um aniversário de grande significado. Será uma mancha para registar, pois, não usem a comunicação livre como poder - sejam diferentes.
----------------------------
RECLAMAÇÃO II
No seguimento da minha reclamação à SIC, acrescentei o meu sentimento de reclamar, à TVI:
A TVI esteve presente no Palácio da Independência, ontem no dia 05.10.2012, a gravar a comunicação de D. Duarte Pio de Bragança, aos portugueses. Gostaria de saber qual o motivo da não divulgação desse evento, porque não quero acreditar que haja qualquer tipo de censura...seria um critério triste e anti-democrático, pois toda a comunicação e jornalismo deverá ser livre e isento, no mais puro sentimento da liberdade de expressão.
-----------------------------
RECLAMAÇÃO III
No dia 4 de Outubro ..... recusa da RTP de gravar o discurso de Dom Duarte
Por minha iniciativa liguei para a RTP para agendar uma cobertura televisiva do discurso de Dom Duarte deste 5 de Outubro. As desculpas com que deparei-me foram suficientes para concluir que a RTP não é um canal independente e apartadário, representante de uma sociedade Democrática, mas, um serviço noticioso subjugado aos interesses partidários da república.
A evidente recusa da RTP de gravar o discurso de Dom Duarte é um sinal da repressão que os órgãos de comunicação social exercem sobre todos aqueles que não são da cor do regime. Por isso não podem dizer que a Causa Real está morta. O problema com que nos deparamos são os lobbys jornalísticos enfeudados à república, numa lógica pidesca.
Há uma tentativa de silenciamento e manipulação da imagem de Dom Duarte com o objectivo de descredibilizar a Monarquia. Só que o poder que o jornalismo têm em Portugal é gigantesco. Não concordo dizerem que é por estar preso nas teias do poder económico ou político. É o jornalismo em si que é exercido numa lógica despótica preso em paradigmas ideológicos.
A liberdade de expressão dá nestes paradoxos. Temos de endurecer a nossa posição contra a comunicação social completamente oligarquizada.
Daniel Nunes Mateus, Facebook

3 comentários:

Anónimo disse...

Realmente é triste ver isto. E prova que os meios de comunicação formatam as pessoas como querem. Achei também triste, por exemplo, ver António José Seguro dizer que, caso venha a ser Primeiro Ministro, repõe o feriado da República. Ora, para mim, e acho que para todos os portugueses, é muito mais importante o feriado da fundação de Portugal e o da independência. É que as prioridades nem se comparam.
Com tudo isto começo a ver que parece existir, de facto, uma "máquina" que tenta constantemente apagar e pisar a monarquia. Mas por nos mandarem abaixo não podemos desistir. A mim nunca ninguém me perguntou se queria uma república. Caso houvessem perguntado, teria respondido que não e com toda a certeza. Isso basta-me!

Maria Menezes disse...

Isto realmente só demonstra que a imprensa é refém do regime e de democrática não tem nada antes pelo contrário. Aceitam a censura do governo. É isto uma democracia?

João disse...

A Suécia, o Reino Unido, Dinamarca, Noruega, Espanha, Belgica, Holanda, Mónaco, Luxemburgo e o Liechtenstein são monarquias e sãi dos paises mais livres do mundo e em alguns até já se fizeram referendos e o povo quis a monarquia. Em Portugal instauraram a républica e nunca prguntaram ao povo o que realmente queria se a Monarquia ou a Républica... é uma vergonha!!