quarta-feira, 3 de outubro de 2012

869.º ANIVERSÁRIO DA FUNDAÇÃO DE PORTUGAL


A REAL ASSOCIAÇÃO DE COIMBRA  Convida TODOS OS PORTUGUESES a celebrar no próximo dia 5 de Outubro o 869.ºANIVERSÁRIO DA FUNDAÇÃO DE PORTUGAL.
PROGRAMA:
11h30 - Missa de sufrágio pelos Reis de Portugal na Igreja do Mosteiro de Santa Cruz, em Coimbra;
12h20 - Cerimónia evocativa da efeméride junto aos túmulos dos Reis Fundadores (D. Afonso Henriques e D. Sancho I).
---------------------

(Às 15h00, no Salão Nobre do Palácio da Independência (ao Rossio), em Lisboa, O Senhor Dom Duarte de Bragança proferirá uma Mensagem aos Portugueses).
 VAMOS TODOS A COIMBRA E A LISBOA
 No dia 5 de Outubro de 2012
Celebrar o 869.º ANIVERSÁRIO
DA FUNDAÇÃO DE PORTUGAL
--------------
NOTA Á COMUNICAÇÃO SOCIAL
da
REAL ASSOCIAÇÃO DE COIMBRA

869º. ANIVERSÁRIO DE PORTUGAL

EM 5 DE OUTUBRO DE 1143 NASCEU PORTUGAL!

É em 5 de Outubro de 1143, com o Tratado de Zamora e na presença do Legado Pontifício, Cardeal Guido de Vico, que D. Afonso VII de Leão reconhece a existência de um novo Estado, PORTUGAL.

Esta declaração de PORTUGAL como REINO INDEPENDENTE infelizmente não é comemorada oficialmente no próprio País.
PORTUGAL deve ser o único País do Mundo que não celebra oficialmente a data da sua INDEPENDÊNCIA.

As Autoridades Oficiais Portuguesas têm preferido comemorar as datas de acidentais alterações do regime, que sobretudo simbolizam revoluções fratricidas entre Portugueses.
É o caso do “5 de OUTUBRO”:
Oficialmente é comemorada apenas a revolução de 1910, que opôs Portugueses a Portugueses e que teve como acto preparatório o assassinato do (então) CHEFE de ESTADO (que era o Rei D. Carlos I), ignorando as actuais Autoridades Oficiais a celebração do ANIVERSÁRIO do NASCIMENTO de Portugal, como PAÍS INDEPENDENTE.

Discordando frontal e veementemente desta valoração das datas históricas por parte das Autoridades Oficiais, a REAL ASSOCIAÇÃO DE COIMBRA tem comemorado em cada “5 de OUTUBRO” o ANIVERSÁRIO da FUNDAÇÃO da NACIONALIDADE, mandando celebrar na Igreja de SANTA CRUZ, em Coimbra, MISSA sufragando a alma do Rei Fundador e dos seus Descendentes.

Após a Missa realizar-se-á uma Cerimónia evocativa da efeméride junto aos túmulos dos Reis Fundadores (D. Afonso Henriques e D. Sancho I), onde se realçará o Manifesto da Causa Real alusivo à data.

Convidam-se todos os Portugueses a participar nas Comemorações do 869º. ANIVERSÁRIO da INDEPENDÊNCIA de PORTUGAL, em Coimbra.

FAÇAMOS DO ANIVERSÁRIO DE PORTUGAL uma data que UNA OS PORTUGUESES!

VIVA PORTUGAL! 
O Presidente da Direcção da R.A.C.       
Joaquim Leandro Costa e Nora 

Sem comentários: