domingo, 24 de julho de 2011

JOSÉ MATTOSO ELEGE S.A.R., O SENHOR DOM DUARTE COMO FIGURA DE PARADIGMA NACIONAL

S.A.R., O Senhor Dom Duarte de Bragança, Drº Paulo Catarino, Dr.ª Margarida Ferreira, Directora do Museu de Aveiro, D. António Francisco dos Santos, Bispo de Aveiro, e Prof. Dr.º José Mattoso.

José Mattoso diz que “os políticos são incapazes de resolver os problemas”.
Filósofo, místico e referência ética nacional, são três os adjectivos com que definiria esta personagem ímpar da nossa vida cultural. Já foi monge e, perante a perplexidade da vida, considera Deus, como aquele que “preenche todo o vazio e responde a todas as perguntas” e critica acidamente os valores prevalecentes, afirmando: “o domínio da técnica não garante o exercício da sabedoria”.
Embora acreditando nas virtualidades do 25 de Abril, nem por isso, se revê nos seus frutos: “incapazes de resolver problemas relacionados com a organização social e económica, os políticos desenvolveram estratégias de ataque pessoal e de descrédito, que ainda hoje dominam a luta pelo poder”. E elege duas figuras como paradigmas nacionais: Alexandre Herculano e Dom Duarte, não se esquecendo de Camões, “épico” demais para o seu gosto e Fernando Pessoa, que considera “demasiado paradoxal”.

2 comentários:

Anónimo disse...

Mais que justo! Infelizmente existe uma grande maioria que não conhece SAR Dom Duarte, como o legítimo Herdeiro do trono Português, nem tão pouco o Grande Homem que ele é, como Português e que, com a sua postura de um verdadeiro Rei, conhecedor e sabedor da verdadeira História deste País agora amargurado, sofre bem com os vexames por que tem passado a sua bem amada Pátria.
No entanto posso afirmar que eu, bem como muitos Portugueses sentimos o mesmo, associando-nos às Suas preocupações e continuando a luta pela ocupação de um Trono que está vazio há cerca de 100 anos.
Uma humilde serva de SAR.

Edite Cecília Rodrigues

Maria Menezes disse...

É verdade, se tudo o que S.A.R., O Senhor Dom Duarte tem dito e tem previsto este país estaria um pouco melhor. Até o próprio presidente da Síria o chamou e não quis ajudas destes desgovernantes que nos desgovernam. Preferiu a ajuda de um Rei.
Temos que trabalhar e sentarmos o Senhor no Trono que Lhe pertence
há 100 anos.
Bem haja!