terça-feira, 5 de julho de 2011

A MINHA HOMENAGEM A S.M.F., A RAINHA DONA MARIA PIA DE SABÓIA DE BRAGANÇA, "O ANJO DA CARIDADE".

Vídeo: 
Momentos antes de morrer, a Rainha Dona Maria Pia perguntou para que lado ficava Portugal. Quis fechar os olhos na direcção do país que a recebera em festa, a 5 de Outubro de 1862, e que a expulsara para o exílio, a 5 de Outubro de 1910.

Portual nunca soube retribuir a paixão que Dona Maria Pia votou ao seu país de adopção, onde, mais que esposa, Mãe e Avó de Reis, foi uma Rainha que marcou indelevelmente a sua época.

De todos os exilados da Família Real que sairam de Portugal no 5 de Outubro de 1910, foi a primeira a morrer e a única que não regressou.

Quase um século após a Sua morte, Portugal não se interessou ainda por recolher da Basílica de Superga os restos mortais da Rainha Dona Maria Pia para que repousem no Panteão de São Vicente, ao lado do Marido, dos Filhos e dos Netos.

Mais que ingratidão, mais que injustiça, trata-se de um esquecimento que nos envergonha!

Destas páginas, e a quem as ler, fica o apelo para que se promova urgentemente o regresso a Portugal dos despojos da Rainha Dona Maria Pia, com as honras nacionais que a todos os títulos lhe são devidas, e com o carinho e respeito que a Sua memória nos merece.
Do livro "Casa Real", de Eduardo Nobre.

Sem comentários: