terça-feira, 26 de julho de 2011

A LUXUOSA NOBREZA REPUBLICANA

A antiga Ordem de Cristo, ainda não mutilada
Bem vistos os factos, os republicanos fizeram bem em terem mantido as antigas Ordens honoríficas da Monarquia, tal como conservaram o escudo nacional do sistema deposto em 1910. Nada de melhor tinham a propor, limitando-se a reinterpretar o significado dos mesmos, por vezes recorrendo a risíveis argumentos que a ninguém convenceu. As mais prestigiadas Ordens, são precisamente aquelas que gozavam da maior apetência antes de 1910 e embora para muitos não valham grande coisa desde que foram mutiladas pela República, são ainda consideradas, nem que seja pelo bom gosto decorativo. Quanto aos receptuários das mesmas, essa é uma outra estória, pois tratando-se de sujeitos que na sua grande parte apenas se notabilizam pela sua amizade e favores para com o outorgador, pouco terão em comum com antigas glórias que outrora receberam as comendas de Cristo ou de Aviz. A Ordem de Cristo atribuída a declarados pagãos, não deixa de ser mais uma originalidade "à portuguesa".(...)
Já agora e ainda no rescaldo do desaparecimento de Otto de Habsburg, o Presidente checo diz umas verdades acerca da Europa, coisa que o seu correspondente lisboeta seria incapaz de cogitar nem por um momento.
Nuno Castelo-Branco - Estado Sentido

1 comentário:

Queremos que Portugal volte a ser uma Monarquia disse...

Criei uma página no Facebook com o nome de "Queremos que Portugal volte a ser uma Monarquia", sou um defensor de uma Monarquia moderna e credivel como existe em Espanha, Reino Unido, Dinamarca, Bélgica, Noruega, Holanda, Suécia, etc... e acho que Portugal também devia mudar de regime e tornar-se numa Monarquia, claro através de um referendo. Divulgue esta página: http://www.facebook.com/pages/Queremos-que-Portugal-volte-a-ser-uma-Monarquia/226023190773084

PS: Utilizei uma imagem deste excelente blog espero que não se importem. Caso haja algum problema irei retira-la e substituir a referida imagem por outra.

Com toda a atenção.