domingo, 5 de junho de 2011

FRAGATA REAL DOM FERNANDO II E GLÓRIA

A Fragata "Dom Fernando II e Glória" o último grande navio à vela da Marinha Portuguesa e também a última nau a fazer a chamada "Carreira da Índia" - verdadeira linha militar regular que, desde o século XVI e durante mais de três séculos, fez a ligação entre Portugal e aquela antiga colónia - foi o último grande navio que os estaleiros do antigo Arsenal Real da Marinha de Damão, construíram para a nossa Marinha.
A Fragata recebeu o nome de "Dom Fernando II e Glória", não só em homenagem a Dom Fernando Saxe Coburgo Gota marido de Dona Maria II, mas também por ter sido entregue à protecção de Nossa Senhora da Glória, de especial devoção entre os goeses.
A viagem inaugural, de Goa para Lisboa , teve lugar em 1845, com largada em 2 de Fevereiro e chegada ao Tejo em 4 de Julho.
Em 1963, um violento incêndio destruiu o navio em grande parte , tendo permanecido encalhado no Tejo até 1992, data em que foi posto a flutuar, removido e posteriormente levado para os estaleiros de Aveiro.
Restaurada a "Dom Fernando II e Glória", é actualmente um navio museu, sendo o último navio exclusivamente à vela da Marinha Portuguesa.
*Saber mais sobre a Fragata Dom Fernando II e Glória -aqui -aqui e aqui

Sem comentários: