domingo, 26 de junho de 2011

CONFERÊNCIA: "DOM SEBASTIÃO - DE DESEJADO A ENCOBERTO"

"Dom Sebastião - De Desejado a Encoberto"
Conferência por Manuel J. Gandra
Quinta da Regaleira
Sábado, 2 de Julho de 2011, pelas 15.30 horas
...D. Sebastião foi desejado de toda a gente. De acordo com um memorialista coetâneo, o seu nascimento, a 20 de Janeiro de 1554, “enxugou […] nossas lágrimas, dando-nos novos espíritos e nova esperança”.
A exaltação do seu carisma providencial fê-lo crescer convicto de que, enquanto “Capitão de Deus”, lhe estavam reservados épicos feitos ao serviço de um cristianismo de cariz gibelino e anti-romano.
Encarnando mitos ancestrais e profecias tradicionais, preparou metodicamente a derrota militar em Alcácer Quibir, condição para, como asseveravam tais prognósticos, emergir enquanto Encoberto e agente histórico da Quinta Idade do Mundo.
Será esta a ocasião para o orador apresentar em Portugal, em primeira mão, documentos confidenciais pertencentes a Arquivos espanhóis, testemunhando de forma inequívoca a sobrevivência do Desejado à batalha dos Três Reis, bem como a sua longa tribulação, Encoberto, até à abdicação, morte e sepultamento em Limoges (França).
A Quinta da Regaleira, cenário desta comunicação, concebida pela visão esclarecida e patriótica de António Augusto Carvalho Monteiro, constitui-se como o guardião derradeiro deste legado que, não obstante os nevoeiros dominantes, no dia e na Hora certos, há-de trazer, de novo, à ribalta, o Destino de Portugal.
Está prevista a apresentação de diversas novas publicações do conferencista sobre o tema em apreço."
"Os documentos, alguns assinados pelo próprio Filipe II, também testemunham que o próprio rei de Espanha estava implicado na ocultação de D. Sebastião com o insidioso intuito de chegar ao trono de Portugal. O Desejado foi reconhecido por diversos italianos e espanhóis. Além de que ostentava os 22 sinais particulares reconhecidos em D. Sebastião, alguns dos quais íntimos e bizarros."
JMGandra

Sem comentários: