segunda-feira, 27 de junho de 2011

CARTA DO INFANTE DOM MANUEL À SUA EXTREMOSA AIA A EXMA. SRA. D. CARLOTA CAMPOS

Paço de Vila Viçosa
2 de Março 1895
Minha querida Dama

Se está melhor e se anda bem nas muletas. Tenho umas pedras lindas, uma parece estar cheia de diamantes, outra tem prata e outra que brilha muito e parece ter ferro. Dóe um dente à Calita? Fomos hoje dar um grande passeio, com a Maria de Menezes e a Carlota. Vimos rios, rios e lagos, fomos pela estrada do Alandroal.
Faz-me muita falta a Daminha, e tenho pena que esteja doente. No passeio lembrei-me que havia de escrever à Daminha.
Um verso.
Um boneco de papelão.
Vai ao malão.
E acha um melão.
Sonetos, petas.
Tenho estado asim, assim.
Mas agora vou estar melhor, foi o conselho que o mano me deu. Tenho uma pedra para dar à Dama. A Patrocínio, teve muita pena de não vir. Daminha, o Marcô não morreu. O mano cortou as cartas espanholas dêle. Temos um vinho óptimo branco de Vila Viçosa. Agora tenho pouca conta na idea. Vi um rebanho de ovelhas, fui ter com êle, o que havia eu fazer, ó Daminha? Fui ter com êle. Todas as pedras, todas têm cristal.
Adeus Daminha, até àmanhã, que lhe vou escrever.
Seu amiguíssimo
D.Manuel
Do livro: O Rei Saudade, de José Dias Sanches

4 comentários:

Anónimo disse...

Não é um comentário, mas sim uma pergunta.
Como e onde posso adquirir o livro de onde foi extraido este texto?

Cumprimentos

Maria Menezes disse...

Pode adquiri-lo através da net. - Livreiro Miguel de Carvalho.

http://www.livro-antigo.com/site/temas.php?cod=7

Saudações!

Joana Dias Pereira disse...

O livreiro antiquário Miguel de Carvalho dispunha de dois exemplares de "O Rei Saudade", mas já não estão disponíveis, infelizmente. Talvez nalgum alfarrabista se encontre..

Anónimo disse...

AGRADEÇO AS VOSSAS INFORMAÇÕES.

AS MINHAS SAUDAÇÕES