quinta-feira, 5 de maio de 2011

ENTREGA DO PRÉMIO INTERNACIONAL TERRAS SEM SOMBRA EM SANTIAGO DO CACÉM

Príncipe Pavlos da Grécia e Dinamarca em Santiago do Cacém na entrega do Prémio Internacional Terras sem Sombra.
A Igreja Matriz de Santiago Maior, em Santiago do Cacém recebe no próximo sábado, dia 7 de Maio a cerimónia de entrega do Prémio Internacional Terras sem Sombra 2011 cujo patrono é o Príncipe Pavlos da Grécia e da Dinamarca, Duque de Esparta que vai estar em Santiago nesse dia.
A cerimónia organizada em conjunto pelo Departamento do Património Histórico e Artístico da Diocese de Beja e pela Câmara Municipal de Santiago do Cacém visa a entrega de 3 prémios: à Soprano norte-americana Cheryl Studer, à Pontifícia Accademia Romana Di Archeologia e ao Prof. Mário Ruivo.
Às 17h00, O Príncipe Pavlos da Grécia e da Dinamarca, Duque de Esparta será recebido pelo Presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, seguindo depois da Sala de Sessões do Município para a Igreja Matriz de Santiago Maior para a entrega dos prémios cujo inicio está agendado para as 17h30 e onde vão estar entre outras personalidades, Os Duques de Bragança, Dom Duarte Pio de Bragança e Dona Isabel de Bragança e o Núncio Apostólico em Portugal, Monsenhor Rino Passigato que visita Santiago do Cacém pela primeira vez.
O Presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém considera esta cerimónia de “grande importância para o concelho na sua confirmação como local de grandeza histórica e patrimonial”.
Os Galardoados com o Prémio Internacional Terras sem Sombra 2011 são:
Música – Soprano Cheryl Studer (Estados Unidos da América), uma das vozes mais importantes da cena musical contemporânea, cantou nos principais teatros líricos do mundo inteiro e possui vasta discografia; são célebres as suas interpretações de obras de Richard Strauss e Richard Wagner.
Património Cultural – Pontifícia Accademia Romana Di Archeologia (Cidade do Vaticano). Instituição fundada no tempo da ocupação napoleónica de Itália e que cumpriu dois séculos de actividade científica em 2010, sendo uma referência no âmbito da Arqueologia e da História da Arte.
Salvaguarda da Biodiversidade – Prof. Mário Ruivo (Portugal). Pioneiro de renome internacional no âmbito da oceanografia. O Prémio será entregue por S.A.R. o Príncipe Pavlos da Grécia e da Dinamarca, Duque de Esparta. Dignam-se estar presentes SS.AA.RR., Os Duques de Bragança e S. Exª Revm.ª O Núncio Apostólico.
Dados Biográficos:
Príncipe Pavlos da Grécia e da Dinamarca, Duque de Esparta:
Pavlos, o Príncipe da Grécia, o príncipe da Dinamarca, nascido em 20 de Maio de 1967) é o filho mais velho de Constantino II, rei dos Helenos 1964-1973. Por descendência real, é membro do Schleswig-Holstein-Sonderburg-Glücksburg linha da Casa de Oldenburg . Viveu em Nova York e em Londres onde trabalhou como consultor de investimento. O Príncipe Pavlos foi educado em Londres, no College de Londres Helénica. Foi treinado como um oficial do exército britânico na Real Academia Militar de Sandhurst , antes de tomar uma comissão de três anos com a Royal Scots Dragoon Guards . Frequentou a Universidade de Georgetown em Washington, DC, graduando-se em 1993 em Relações Internacionais, Direito e Organização.Pavlos é fluente em grego, alemão, Inglês, Italiano, Francês e Espanhol.
D. Rino Passigato, Núncio Apostólico:
D. Rino Passigato tem 67 anos e uma vasta experiência como embaixador da Santa Sé. Dom Rino Passigato, nasceu em Bovolone, Itália. Foi ordenado padre em Verona, em 1968, e nomeado arcebispo em 1991. Actuou na nunciatura da Bolívia entre 1996 e 1999 e no Peru entre 1999 e 2008.
Um monumento que une Portugal e a Grécia
A escolha da matriz de Santiago do Cacém para acolher o Príncipe dos Helenos prende-se com a história do monumento, sede de uma antiga colegiada da Ordem militar de Santiago. Esta igreja possui velhos laços com a Grécia, pois foi construído, cerca de 1310, por iniciativa de uma princesa bizantina, D. Vataça, neta do imperador Teodoro II Lascaris, imperador de Niceia (hoje Iznik), e de sua esposa Helena da Bulgária. Fontes antigas chamam-lhe “neta do imperador da Grécia” ou “rainha dona Betaça da Grécia”. O seu túmulo, na Sé Velha de Coimbra, ostenta as águias de asas abertas, próprias da heráldica imperial de Bizâncio.
O Tesouro da Colegiada de Santiago conserva uma relíquia do Santo Lenho ou Lignum Crucis, doada por Vataça. A Igreja Católica aceitou a autenticidade desta relíquia, que foi confirmada por D. Fr. Manuel do Cenáculo, bispo de Beja, em 1779. São famosos os milagres obtidos por seu intermédio, especialmente durante as secas e as epidemias de gafanhotos que dizimavam as colheitas. A presença de um vestígio tão significativo da Paixão e Morte de Cristo contribuiu, ao longo dos séculos, para prestigiar Santiago do Cacém, realçando a sua importância no Caminho de peregrinação para Compostela.
Alentejo Litoral

1 comentário:

Mariazinha Antunes disse...

Que bom! uma excelente iniciativa do Departamento do Património das Diocese de Beja e dos municípios e outras forças vivas. Conto estar lá!