segunda-feira, 16 de maio de 2011

UMA CAUSA REAL À CONQUISTA DO FUTURO

Decorreu no passado dia 14 no Palácio da Bolsa, no Porto, o XVII Congresso da Causa Real, que uma vez mais reuniu os seus órgãos sociais e as suas estruturas regionais, as Reais Associações. Na agenda constava o pedido de renúncia Paulo Teixeira Pinto, a sua substituição, até ao fim do mandato da Direcção que ocorrerá em 2012, pelo Vice- Presidente, Luís Maria de Almeida, assim como a substituição de diversos cargos directivos, por morte ou demissão.
Os tópicos principais das intervenções foram a esperança no futuro e a responsabilidade que acresce, num movimento que ostenta sinais de crescimento e de renovação, tanto nas suas bases quanto nos seus corpos directivos, aos quais nos últimos tempos se vêm juntando novas caras, de jovens e promissores quadros profissionais. A sessão da manhã não foi encerrada sem ter sido prestado um voto de louvor ao presidente cessante Paulo Teixeira Pinto que manterá presença no Conselho Superior.
Para a Direcção Nacional foram eleitos os seguintes os novos quadros dirigentes:
Para a Vice-presidência, João Távora, empresário de Comunicação;
Para Secretário Geral, Sérgio Rau Silva, gestor bancário;
Para Vogal, Alexandra Mascarenhas Vasconcellos, administradora de empresas no sector dos média e Presidente da Ejesa;
Também para vogal, Gonçalo de Brito e Cunha, doutorado em Inteligência Artificial, empresário em nome próprio;
No Conselho Superior, em substituição de Rui Fortes da Gama, entretanto falecido, entrou Rui Moreira, empresário, colunista e comentador desportivo, Presidente da Associação Comercial do Porto.
Para o Conselho Monárquico, em substituição do Maestro Ivo Cruz, que faleceu, foi designado António Filipe Pimentel, doutorado em História de Arte, antigo pró-Reitor da Universidade de Coimbra, Director do Museu Nacional de Arte Antiga.
Após um pequeno seminário sobre as oportunidades da comunicação Web e Interlocal respectivamente por João Távora e João Palmeiro, o congresso foi encerrado com uma alocução proferida por S.A.R., O Senhor Dom Duarte, Duque de Bragança, que exortou as estruturas da Causa Real a intensificarem a sua implantação local através das mais eficientes estratégias de comunicação.

Sem comentários: